Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

45 pontos da cidade começam a ser monitorados por câmeras neste ano

Em dezembro, a empresa responsável pela montagem da central de monitoramento de Petrópolis mapeou todos os pontos que vão passar a contar com câmeras de monitoramento. A etapa inicial do Centro de Comando e Controle conta com 45 câmeras e as imagens serão acompanhadas no Centro de Cultura Raul de Leoni.

Serão monitorados locais como trevo de Bonsucesso, Praça de Nogueira, Praça de Corrêas, Retiro, Palácio de Cristal, 13 de Maio, Praça da Liberdade, Praça da Águia, Rua do Imperador, Rua Teresa, Paulo Barbosa, Praça da Inconfidência, Alto da Serra, Duas Pontes, Valparaíso, Pórtico do Quitandinha, Pórtico do Bingen, Mosela, Parque Municipal de Itaipava, Pedro do Rio, Posse, Ipiranga, Quissamã, Itamarati, Cascatinha, Montecaseros e Araras.

A empresa é de Belo Horizonte (MG) e é líder no Brasil no segmento de segurança eletrônica, com atuação em quase todos os estados. Na capital mineira, a Emive também oferece o serviço residencial – por isso, já atendeu 140 mil clientes em duas décadas de existência. De acordo com a prefeitura, a central de monitoramento de Petrópolis está sendo realizada por  R$ 655 mil, quase 42% mais barato que o valor previsto na licitação.

O Centro de Comando e Controle servirá para o trabalho das forças de segurança do município (Guarda Civil, Polícia Militar e delegacias), de controle e operação de trânsito (CPTrans) e de atendimento de emergências (Defesa Civil e Bombeiros). Ela ocupará uma sala de 90 m² do Centro de Cultura Raul de Leoni, que antes abrigava o setor administrativo do Instituto Municipal de Cultura e Esporte (IMCE) – transferido para o térreo. Assim, a atuação de todos esses órgãos será melhor e mais rápida.

O segundo passo do trabalho será a aquisição de mais 40 câmeras com os recursos de uma emenda parlamentar de R$ 500 mil, da deputada Cristiane Brasil, recuperada pelo município no ano passado.

“As câmeras conseguem filmar em 360º, faz reconhecimento facial e de placas de veículos e gravam imagem em alta definição. A tecnologia que será empregada no município é de alto padrão”, informou o coordenador de Segurança, Maurício Borges. Além disso, serão fornecidos poste de cinco metros de altura, nobreaks, rádios de comunicação, servidores de gravação de imagens, computadores, monitores, televisores, entre outros itens.

 

Um Comentário

  1. Ótimo, principalmente porque Pedro do Rio também vai ser monitorado!

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).