Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Alcides Carneiro registra nove nascimentos no primeiro dia de 2018

O Hospital Alcides Carneiro iniciou o novo ano com a realização de nove partos, entre normais e cesarianas. O primeiro bebê foi o Kaique Vicente Gomes Ferreira, com 3.28 kg, que nasceu às 3h31 do dia 1º de janeiro e contou com o atendimento de uma equipe multidisciplinar desde a internação da mãe até a alta hospitalar na tarde de terça-feira (02).

A mãe do Kaique, a estudante Natacha Vicente Henrique Gonçalves, de 18 anos, moradora de São José do Vale do Rio Preto, elogiou o atendimento do HAC. “Desde quando dei entrada na unidade fui muito bem atendida. Meu filho nasceu muito bem, saudável e a equipe foi muito atenciosa”, afirma.

De acordo com informações da prefeitura, novos protocolos e fluxos de acolhimento a gestantes e recém-nascidos reforçarão a assistência especializada no acompanhamento desde o pré-natal até a alta hospitalar. O hospital também é o único no município a oferecer 28 leitos – 10 da UTI Neonatal e 18 Pediátrica – onde crianças prematuras, com complicações cirúrgicas ou doenças mais graves recebem cuidados de uma equipe multidisciplinar 24h.

No ano passado, o HAC realizou uma média de 3 mil partos, ultrapassando os 2,8 mil partos de 2016, o que dá uma média de 250 por mês, sendo 20% de gestações de alto risco. Há ainda uma média de 50 acolhimentos as gestantes por dia, além de 48 leitos na maternidade. São mais propensas às gestações de alto risco mulheres com hipertensão, diabetes, cardiopatia, doenças renais, doenças autoimunes (diabetes, lupos, entre outras), fumantes, além das adolescentes e mulheres com mais de 35 anos.

“Nossa meta para este ano é ampliar a assistência e implementar em sua totalidade a Rede Cegonha. Temos como projeto a retomada das obras do centro obstétrica do hospital e há ainda dentro do Plano Municipal de Saúde a criação de uma casa de parto, um ambiente pré e pós-parto para as grávidas e puérperas, além da retomada de um banco de leite no hospital”, anuncia o prefeito Bernardo Rossi.

“Estamos nos organizando para criar um projeto para buscarmos junto ao Ministério da Saúde a verba para implantarmos uma casa de partos. Pretendemos concluir a obra do centro obstétrico e trabalhando para habilitar o Hospital Alcides Carneiro como Hospital Amigo da Criança, o que permitirá a criação de um banco de leite na unidade”, explica Silmar Fortes.

Mães recebem orientações de como cuidar das crianças ainda na maternidade

Desde a internação na maternidade, as gestantes são orientadas sobre a importância do aleitamento materno, técnicas de como amamentar, dar o primeiro banho e até mesmo de massagens para aliviar as cólicas comuns nos recém-nascidos.

Já as mães cujas crianças são encaminhadas à UTI neonatal recebem orientações para fortalecimento do vínculo materno, dentre eles a utilização do método canguru, que é um modelo de assistência voltada para a melhoria da qualidade do cuidado além de promover uma atenção humanizada.

“Esse método reduz o tempo de separação entre mãe e recém-nascido, favorece o vínculo, permite o controle térmico, contribui para a redução do risco de infecção hospitalar, aumenta as taxas de aleitamento materno, entre outros benefícios”, explica a enfermeira da UTI neonatal Talita Nunes dos Santos Ornellas

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).