A partir desta terça-feira (9), moradores da 24 de maio, Morin, Caxambu e adjacências devem realizar o recadastramento do Cartão Imperial no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro, localizado na Rua Dr. Sá Earp, nº 39, de segunda-feira a sexta-feira, de 9h às 16h. Ao todo 296 famílias precisarão atualizar os dados para manutenção do benefício.
Por ser uma região muito populosa, o processo foi dividido em ordem alfabética para realizar a atualização dos dados até fevereiro. A meta é manter ativo o benefício dos que comprovarem a situação de vulnerabilidade social, de insegurança alimentar e/ou nutricional para manter o recebimento de R$ 70 mensais.
A secretária de Assistência Social, Denise Quintella anuncia que as convocações dos beneficiados estão sendo realizadas junto aos Centros Comunitários, unidades de Saúde e igrejas da região. “No ano passado realizamos o processo por ordem alfabética e tivemos bons resultados no atendimento que ocorreu de forma mais organizada, mas nós temos ciência de que nem todos poderão ir às datas estabelecidas, então quem não puder comparecer no dia determinado poderá realizar a atualização em outro dia”, reforça.
O cronograma do CRAS Centro inicia o programa de recadastramento previsto para 2018. Denise Quintella informa que as famílias que não se recadastrarem terão inicialmente o benefício bloqueado por 30 dias. Atualmente, o município conta com 3.080 pessoas com os cadastros atualizados e 1.063 usuários já desligados do programa por não comprovarem a situação de vulnerabilidade social, de insegurança alimentar e/ou nutricional.
“O desligamento não é automático. Primeiro o benefício é bloqueado, então a família que não conseguir sacar o valor do benefício deve procurar atendimento no CRAS mais próximo de sua residência ou o atendimento junto à Secretaria localizada no Centro Administrativo da prefeitura na Avenida Barão do Rio Branco para avaliar o cadastro”, afirma.
Como se recadastrar?
O recadastramento do Cartão Im
A Secretaria de Assistência Social disponibiliza uma equipe para convocar as famílias por telefone. Para fazer o recadastramento, o usuário deve levar documento de identificação, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho ou comprovante de renda, certidão de nascimento dos filhos menores, comprovante de escolaridade e carteira de vacinação dos menores de 10 anos.
Pessoas com deficiência ou portadores de doença crônica devem apresentar laudo ou comprovante de acompanhamento médico. Em casos de dúvidas, os moradores podem entrar em contato pelos telefones (24) 2233-8109 e 2233-8110.
O recadastramento seguirá de acordo com o cronograma:
09/01 a 10/01 – Letra A
11/01 – Letras B e C
12/01 – Letra D
15/01 e 16/01 – Letra E
17/01 – Letra F
18/01 – Letras G, H e I
19/01 – Letras J e K
22/01 e 23/01 – Letra L
24/01 a 26/01 – Letra M
29/01 – Letra N, O, P e Q
30/01 e 31/01 – Letra R
01/02 e 02/02 – Letras S e T
05/02 e 06/02 – Letras U, V, W, X, Y, Z