Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Saúde

Vigilâncias: Sanitária, Ambiental, Epidemiológica e Cerest vão funcionar em novo endereço

Na próxima semana, a Secretaria de Saúde inicia a transferência das Vigilâncias: Sanitária, Ambiental, Epidemiológica e Ceret para a Rua Dr. Sá Earp nº 433, centro. A mudança visa otimizar os serviços do Departamento de Vigilância em Saúde, além de reduzir os custos com aluguéis. Os atendimentos para pacientes com tuberculose e a sala de vacina continuarão no prédio da Epidemiologia localizado ao lado do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE).

Após a reestruturação da pasta, de acordo com o município, o Departamento de Vigilância em Saúde avançou ampliando o atendimento da população. A Sanitária foi responsável pela retirada de mercados e distribuidoras de 28 toneladas de alimentos impróprios para consumo, além de realizar 1.760 visitas sanitárias. O serviço licenciou 4.364 estabelecimentos, o que corresponde a um aumento de mais de 100% em relação aos anos anteriores em que em média foram feitos 2 mil licenciamentos – à época ainda vinculada à Secretaria de Fazenda.

Já a Vigilância Ambiental, por meio das ações preventivas, contribuiu para a redução do número de casos de dengue em quase 96% frente aos dados de 2016. A Epidemiologia foi responsável por imunizar 194 mil pessoas contra febre amarela e promover um cinturão de imunização nas áreas rurais e das matas, e ainda vacinou 61 mil pessoas contra influenza, além de reforçar junto ao Cerest as ações preventivas de acidentes do trabalho.

No dia 29 de abril de 2017, foi sancionada a Lei Nº 7.512 de Reorganização da Estrutura Administrativa da Secretaria de Saúde onde foi criado um Departamento de Vigilância em Saúde, separando as atividades da Coordenação de Vigilância Ambiental e a Coordenação de Vigilância Sanitária.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Elisabeth Wildberger, afirma que com base das diretrizes do governo, as Vigilâncias – Sanitária e Ambiental, estão em constante integração junto ao Cerest e Coordenação de Epidemiologia.

“Vamos iniciar a transferência aos poucos e acredito que em um prazo de 15 dias já estaremos com todas as vigilâncias atuando no mesmo espaço.  Nosso trabalho integrado tem um único objetivo que é melhorar a Saúde da nossa população, com a mudança poderemos dar mais resolutividade aos processos, compartilhar as ações e auxiliar nas apurações de cada área”, explica.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).