Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

União e Indústria receberá operação tapa-buraco

A Secretaria de Obras fará uma operação tapa-buraco na Estrada União e Indústria. A realização do serviço vai acontecer porque o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não vem realizando a manutenção viária na principal ligação do Centro com os distritos. O secretário Ronaldo Medeiros se reuniu na última sexta-feira (12) com o superintendente do órgão federal no Rio de Janeiro, Carlos Antônio Pascoal – que informou que está providenciando uma licitação para compra de asfalto para voltar a executar o serviço no local.

O trabalho será organizado a partir desta semana, quando a Secretaria de Obras vai determinar por onde o serviço de tapa-buraco terá início e vai montar um roteiro de trabalho.

“O Dnit vem fazendo apenas capina e pintura de sinalização ao longo da União e Indústria, mas a falta de manutenção da pista prejudicou muito o estado da estrada. Então nós vamos fazer um trabalho para solucionar o problema que existe atualmente pelo risco de acidentes. A atribuição pelo serviço é do Dnit e vamos continuar cobrando para que eles encontrem uma solução definitiva para a União e Indústria, que é uma via de extrema importância para o município”, disse o secretário de Obras, Ronaldo Medeiros.

Em fevereiro, o Dnit se comprometeu a fazer o recapeamento da via em reunião com o prefeito Bernardo Rossi em Brasília. A realização de obras maiores para pavimentação e drenagem dos 25 km da pista (que vai do Retiro a Pedro do Rio) se arrasta há anos.

Depois muitas discussões entre gestões passadas do município, o Ministério Público e Dnit, ela deveria ter começado em abril de 2015, mas a empresa que venceu a licitação na época desistiu, a segunda colocada foi impedida de contratar com a União e a terceira colocada perdeu interesse. Desde então a situação está parada e cabe ao Dnit abrir uma nova concorrência pública.

Por isso, o município pediu que o Dnit faça uma atualização do projeto executivo para as obras no local. A reforma de toda extensão da União e Indústria é exigência do município para aceitar a municipalização da estrada – que existe desde 1861, inaugurada por D. Pedro II como a primeira rodovia mecanizada do Brasil.

Petropolitanos relatam buracos nas ruas em diferentes localidades

4 fotos de cima: Boa Vista, próximo à vila de casas da ata.
Duas fotos abaixo: Rua José Vasco, na Barão do Rio Branco

Recentemente, moradores do Boa Vista enviaram fotos do mau estado da rua. “Vieram mês passado tapar alguns buracos, mas colocaram uma porcaria de asfalto e essa é a situação da rua”, disse uma moradora do local.

“Aqui na Rua Jacinto Rabello – Vila Real, a coisa está feia também. Tem pelo menos uns dez buracos em um pequeno trecho, para desviar de um buraco tem que cair em outro”, relatou uma leitora.

“A Estrada Jerônimo Ferreira Alves está perigosíssima, pois a quantidade de buracos é enorme. Desvia-se para passar sobre os menores só que as curvas não permitem uma boa visão dos carros que vem em sentido contrário. Além de alguns trechos não terem calçadas, nem iluminação, para os pedestres que andam no meio da rua…”, comenta outra leitora.

Em nota, a prefeitura informou que “a Secretaria de Obras fará vistorias nos locais apontados e vai incluir as vias no cronograma de trabalho da equipe de manutenção viária.”

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).