Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Cultura & Lazer

Prêmio Maestro Guerra-Peixe já tem data marcada

Principal prêmio de cultura do interior do estado, o Prêmio Maestro Guerra-Peixe chega à sua nona edição e contempla os petropolitanos ou moradores da cidade que mais se destacaram na área em 2017. São onze categorias envolvidas que cercam todos os principais segmentos artísticos e culturais de Petrópolis. Como tradição, a solenidade de entrega, organizada pela prefeitura através do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), acontece no dia 18 de março. A data escolhida presta uma homenagem ao patrono da premiação, o maestro, compositor e arranjador César Guerra-Peixe.

“Homenageando esse grande maestro, celebramos a cultura em Petrópolis. É muito importante que nossos artistas e agentes culturais sejam valorizados, o que só faz com que se fortaleça a cultura na cidade. Esse é um prêmio que já está consolidado no calendário fixo da cidade e que tem o papel de não apenas destacar, mas mostrar o valor de cada um”, explica o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo.

Uma das principais categorias, a Notório Reconhecimento, presta homenagem ao agente cultural pelo conjunto da sua obra no decorrer dos anos. Nela já foram contemplados alguns nomes de peso do cenário nacional, como Leonardo Boff, Rodrigo Santoro, Lan, Ziraldo, Monáh Delacy e Myrian Dauelsberg.  A obra do agraciado nesta categoria também recebe destaque na festa de entrega. O premiado deste ano será o escritor Gérson Valle, carioca residente há muitos anos em Petrópolis.

Um dos momentos mais emocionantes da solenidade de entrega ocorre na apresentação da “Janela para a saudade”, peça audiovisual que projeta uma pequena lembrança dos agentes culturais que faleceram no ano de apuração.

Segundo o coordenador do prêmio, Marco Aurêh, que é músico, ator e compositor, a comissão julgadora teve trabalho este ano para escolher os melhores de cada categoria, que foram disputadas. “Tivemos categorias muito difíceis para escolher. Um exemplo é a Literatura. Foram muitos trabalhos de qualidade em 2017 e a comissão sofreu para escolher os indicados”, brinca ele, que é o principal idealizador do PMGPC e retornou ao cargo de coordenador no ano passado a convite do prefeito Bernardo Rossi.

A comissão julgadora foi formada pelos seguintes integrantes: André Sampaio (bailarino, ator e professor); Arthur Varella (ator, artista plástico, cenógrafo e carnavalesco – superintendente de cultura do Instituto Municipal de Cultura e Esportes); Calebe Pimental (videomaker e produtor cultural); Marcelo Fernandes (escritor, professor – gerente do Centro de Cultura Raul de Leoni); Mônica Winter (jornalista e radialista); Natália Karl (escritora); Renata Garcia (atriz e produtora Cultural); Paulo Campinho (artista plástico e restaurador) e Rodolfo Medeiros (ator, diretor e produtor cultural).

Confira a lista dos indicados:

Música Popular – Felipe Depoli (Atuação 2017); João Felipe (Contrastes); Tokaia (Atuação 2017); Yuri Garrido (Atuação 2017).

Música Erudita – Ana Hanickel, Frederico de Oliveira e Diego Fortes (Célebres árias de ópera); Anima e Cuore (Concerto da Páscoa); Coral dos Canarinhos (Concerto 500 anos da reforma Protestante); Orquestra Ação Social pela Música (Atuação 2017).

Teatro – Márcio Negócio (direção de (R)existir); Sylvio Costa Filho (Atuação em “A inconveniência de ter coragem); Márcio Negócio (Trilha sonora de “A inconveniência de ter coragem).

Dança – Analu Muniz (Universo de Tim Borton); DNA (Gala); Márcio Rodrigues (Atuação 2017); Passart Dance (“Impressões”).

Artes Visuais – Denise Campinho (Reprocesso); Marisa Viscovini (O Eu e a Forma); Paulo Mendes Faria e Victor Lemos (Diálogos); Profissão Artista (Mostra coletiva de artes).

Literatura – Flávio Menna Barreto e Eliane Marchesini (Traços de Koeller); José Luiz de Mendonça Costa (Petrópolis na História); Luíz Boralli (A hisória do Quitandinha); Zeferino Gabriel (O Ser total).

ComunicaçãoAcontece em Petrópolis; Cordas e Música; Petrópolis em Cena (Jornal); TV Cifras.

Audiovisual – Bruno Gonçalves (Genesis); Gregori Bastos (Na Master); IX Mostra Audiovisual do Colégio D. Pedro; Ricardo Braun (Zikomo Zambia).

Produção Cultural – Escola de dança Analu Muniz (Produção do Universo de Tim Burton); Mônica Valverde produções; Produção do Dançar por Dançar; 3 cabeças produções.

Categoria Especial – Congregação Mariana (O Milagre do calvário); Dançar por dançar; Joãozinho do Cavaco (50 anos); Museu do Artesanato.

Notório Reconhecimento – Gerson Valle

Janela para a saudade – Luis Carlos Duvanel; Leda Nascimento; Padre Jac; Valdir Mariano; Roberto Francisco; Natajsha Kreisher; Glorinha Rattes.

Um Comentário

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).