Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Agenda cultural

Centro também terá programação de Carnaval

Para o Carnaval deste ano, Petrópolis contará com programação não só no Centro, como também vai focar em atrações musicais e recreação infantil em diversas comunidades, como na Mosela, Cascatinha, Pedro do Rio.

No primeiro distrito, a Praça da Liberdade recebe o Carnaval da Liberdade; o Palácio de Cristal terá ações voltadas para os pequenos; e a Rua 16 de Março contará com uma oficina de máscaras.

Na programação, de sexta-feira (09.02) a quarta-feira de Cinzas (14.02), além do apoio aos cerca de 30 blocos interessados em participar do Carnaval na cidade, os moradores também poderão aproveitar a festa ao som de muita música, com bandas como a Serra Alegria, Trio Trincado, além de DJ e ações voltadas para as crianças, nos bairros Castelânea, Cascatinha, Mosela, Nogueira, Pedro do Rio, Posse e Alto da Serra.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo, o poder público tem o dever de fomentar cultura para toda a cidade. “O Carnaval é uma das festas mais importantes da cultura popular brasileira. Neste sentido, a gente procurou desenhar um Carnaval que fosse possível e que também trouxesse diversão para a população. Então procuramos diagnosticar o que vai existir de Carnaval na cidade para que o poder público possa fomentar isso, apoiar”, explica.

Na Praça da Liberdade, a prefeitura vai apoiar o “Carnaval da Liberdade”, evento que já está na sua sexta edição. Entre as principais atrações musicais estão: Taruíra, Puro Pecado, Trio Dubrá, Trincado, Joãzinho do Cavaco em família, Caxote e Tribo de Gonzaga – que é idealizadora da festa. O evento ainda vai contar com a Feira à Vera, que traz produtos locais e artesanais, além de ações e atrações voltadas para as crianças, como um mini parque de aventura, com muro de escalada, o grupo de teatro circense Andança e a Velhota Cambalhota.

“É uma festa para toda a família. Percebemos, ao longo desses anos, que também recebemos muitos turistas. Visitantes hospedados no entorno da praça vêm para rua e também aproveitam o evento. E essa parceria, este ano, com a prefeitura, proporcionou que pudéssemos expandir o projeto”, disse o cantor da Tribo de Gonzaga, Toni Magdalena, lembrando que uma das características principais da festa é a segurança. “Nunca tivemos nenhuma briga durante o período da festa, é realmente um evento para a família, para levar as crianças”, completa.

No Palácio de Cristal, o espaço será dedicado às crianças, com programação voltada para recreação infantil. Assim como na Rua 16 de Março, com o projeto “Era uma vez na folia”, que proporcionará aos pequenos uma oficina de máscaras que tem como objetivo aproximá-los do trabalho criativo, além de um bailinho de Carnaval com marchinhas antigas.

Foto: Mariana Kreischer

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).