Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Saúde

Petrópolis participa do Dia D de imunização contra a febre amarela

Na última semana, Petrópolis recebeu mais 50 mil doses de vacina contra a febre amarela para reforçar a imunização preventiva da população e participará do dia “D de vacinação” no próximo sábado (27) que ocorrerá em 92 municípios do Rio. Ao contrário das 15 cidades do Estado que terão que fracionar as doses, com proteção por até oito anos, em Petrópolis continuará sendo aplica a dose única, 0,5 ml, preconizado pela Organização Mundial da Saúde para proteção para a vida toda contra a doença.

A Secretaria de Saúde está organizando o cronograma de imunização do “Dia D” que inicialmente contará no dia 27 de janeiro a partir das 9h, com as principais salas de vacinas abertas – Centro de Saúde, Hospital Alcides Carneiro e Epidemiologia (ao lado do Hospital Nelson de Sá Earp).

Atualmente Petrópolis conta com 60% da população protegida contra a doença com 194 mil doses aplicadas. No último sábado (20) foi realizado um mutirão as unidades dos bairros Fazenda Inglesa, Araras, Vale das Videiras e Secretário. A intensificação do mutirão veio ao encontro a um caso de um turista do Rio de Janeiro que passou o Réveillon em Petrópolis e na ocasião entrou em uma área de preservação ambiental – região de mata fechada – no Vale das Videiras para fazer uma trilha. Posteriormente, ainda sem sintomas da doença, ele retornou ao Rio de Janeiro, onde, dias depois, buscou atendimento médico, foi internado com febre amarela e teve alta na última quinta-feira (18).

“Não temos nenhum petropolitano com suspeita da doença ou contaminado por febre amarela. Estamos reforçando o cinturão de imunização nas áreas de matas e rurais para que a população que ainda não se vacinou possa ir neste sábado e no próximo, no Dia D, se vacinar. É de grande importância que todos tomem a vacina antes de viajar para áreas de risco ou realizar passeios em áreas de mata fechada”, explicou o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

A vacina é oferecida diariamente em 15 unidades de Saúde, de 9h às 17h com intervalo de 1h para almoço. Para se imunizar é preciso apresentar documento de identificação e no caso de menores de idade a caderneta de vacinação.

 

A Secretaria de Saúde recomenda que a pessoa faça uso de repelentes por até 10 dias após a aplicação da vacina – tempo necessário para a imunização fazer efeito no organismo.

“Estamos com doses o suficiente em estoque para proteger a nossa população então preciso que as pessoas busquem uma unidade de saúde para se proteger principalmente àquelas que irão viajar. Estamos em período de férias e logo virá o carnaval, então recomendamos que todos tomem a vacina com tranquilidade na unidade mais próxima à suas residências”, reitera Silmar.

A diretora da Vigilância em Saúde, Elisabeth Wildberger reforça que as pessoas que tomaram a vacina no passado já estão imunizadas.

“Temos pessoas que tomaram a vacina em anos anteriores então essas pessoas não precisam tomar a vacina novamente. Devem se vacinar crianças a partir de nove meses a adultos com até 59 anos. A imunização é contra indicada para gestantes, pessoas com o sistema imunológico debilitado e pessoas alérgicas à gema de ovo. Os idosos devem ser vacinados apenas com a liberação de um médico”, frisa Elisabeth Wildberger.

 

 

Mais em:

Anvisa esclarece dúvidas sobre a vacina de febre amarela

Coordenadoria  do Bem-Estar animal orienta a população a não maltratar os macacos

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).