Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Canteiros vão ser instalados próximo ao Cemitério Municipal para coibir despejo irregular de entulho

Para coibir o despejo irregular de entulho na cidade, a Comdep vai instalar mais um canteiro, desta vez próximo à entrada do Cemitério Municipal, na Rua Francisco de Mattos. Esse é um dos pontos com frequente de descarte de restos de obras, mato, móveis e eletrodomésticos velhos em desacordo com o estabelecido pelo Código de Posturas. Isso exige da empresa um esforço grande para deixar o local limpo: só em 2017, a Companhia realizou coleta 32 vezes neste espaço. O serviço ocorreu mais uma vez na última sexta-feira (19), quando foram retiradas mais de 35 toneladas de detritos.

O descarte irregular acontece mesmo com a fiscalização. De dezembro do ano passado para cá, por exemplo, foram feitas 13 intimações para remoção imediata de resíduos despejados sobre ruas ou calçadas e aplicadas sete multas pelo descumprimento do Código de Posturas em locais como as ruas Dom Pedro, do Imperador, 16 de Março, Monsenhor Teodoro da Rocha, Washington Luís, Aureliano Coutinho, Silva Jardim, Fazenda Inglesa (todas no Centro), Afonso de Melo (Vila Militar), Machado Fagundes (Estrada da Saudade), Contorno (Bingen) e Mosela (Mosela).

Quem é flagrado despejando resíduos volumosos sobre ruas e calçadas recebe multa de R$ 800 e é intimado a fazer a limpeza imediata do local. Isso aconteceu, inclusive, no mesmo local onde está sendo construído o canteiro.

“A instalação de canteiros de jardim é mais uma arma da Comdep na tentativa de sensibilizar a população a não realizar o descarte irregular. É uma forma de mostrar que é possível dar outra cara para esses bairros. O caminho correto é levar o entulho para o aterro de Pedro do Rio e, aqueles que tem dificuldade, contam com a opção do Disque Entulho”, diz o presidente da Comdep, Wagner Silva.

O Disque Entulho faz a coleta gratuita de até 20 sacos dos chamados “resíduos volumosos” em casa e dá a destinação correta. Para agendar o recolhimento, qualquer pessoa pode ligar para 2243-7822 e marcar a passagem do caminhão. O serviço tem rotas fixas diariamente, mas também atende outros bairros de acordo com a disponibilidade das equipes. Só ano passado, o serviço fez mais de 2 mil coletas, com mais de 1 mil toneladas de resíduos removidos.

Em toda cidade, foram retiradas mais de 140 mil toneladas de entulho durante todo ano. O serviço é feito tanto pela Comdep, quanto pela Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) – este último com funcionários e maquinário da Força Ambiental.

No ano passado, a Companhia instalou canteiros de jardim em locais como Siméria, Vila Militar, Quarteirão Brasileiro, Rua Espírito Santo (Quitandinha) e Corrêas como o mesmo objetivo. Na Rua Fabrício de Mattos, o departamento de obras da Comdep mobilizou oito funcionários nesta última segunda-feira (22) para fazer toda parte de alvenaria. Em seguida, o setor de paisagismo colocará a terra e as plantas que vão ficar no canteiro.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).