Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Esporte

Município quer trazer o projeto Seleções do Futuro e recebe mais de 90 eventos esportivos neste ano

Em parceria com o Ministério dos Esportes, o município quer trazer o programa social Seleções do Futuro para a cidade. A proposta de Petrópolis foi classificada pelo Governo Federal como a terceira melhor do Estado do Rio de Janeiro e busca implantar cinco núcleos, que atendam 200 jovens em cada um. As atividades oferecidas pelo programa acontecem diariamente e são desenvolvidas no contraturno escolar. O projeto visa democratizar a prática do futebol de base pelo Brasil e promover condições favoráveis ao desenvolvimento da modalidade entre crianças e adolescentes.

Participam jovens entre 6 e 17 anos, de ambos os sexos, prioritariamente matriculados nas escolas públicas. O programa Seleções do Futuro funciona em caráter piloto apenas em Minas Gerais, com 14 núcleos espalhados por 10 cidades.

Petrópolis conta com três núcleos do Programa de Esportes e Lazer da Cidade (PELC), que atendem 400 pessoas cada um, e aguarda a chegada do Programa Segundo Tempo (PST), que já foi aprovado pelo Ministério dos Esportes e vai beneficiar 500 crianças e adolescentes de cinco locais do município: Caxambu, Morin, Mosela, Bingen e Valparaíso.

Neste ano, a cidade também recebe, de forma inédita, o investimento do Ministério dos Esportes de R$ 230 mil nos programas Agita Petrópolis de Futebol e Futsal, o Festival das Comunidades e os Jogos Estudantis (JUPs). Em 2017, foram R$ 7 milhões do Governo Federal para a reforma de quadras esportivas, além da retomada do Centro de Iniciação Esportiva (CIE) no Caxambu, que já tem 80% da obra concluída.

Calendário esportivo prevê mais de 90 eventos em 2018

Com 74 eventos realizados em 2017, o calendário esportivo para este ano prevê mais de 90 eventos para 2018. A grande novidade para este ano é uma etapa do Campeonato Brasileiro Juvenil de Esgrima, além de mais uma etapa estadual do Enduro de Regularidade, a Copa Rio de Voo Livre, o Torneio Agita Petrópolis de Futsal e Futebol, o Festival das Comunidades e os jogos estudantis. A expectativa é que mais de 100 mil pessoas participem das atividades neste ano.

O que chama a atenção é a diversidade de modalidades oferecidas, como lutas, corridas de rua, atividades coletivas, como dança e funcional, natação, futebol, futsal, basquete, ciclismo e mountain bike. Além de ser uma opção de lazer para os petropolitanos, as competições movimentam o município e contribuem com o turismo, ajudando a fortalecer a economia como um todo.

Outra competição que acontece em Petrópolis novamente este ano é o Brasil Enduro Series, torneio nacional de enduro de bicicleta. Em 2017, participaram 100 atletas divididos em 11 categorias diferentes. “Petrópolis recebe muito bem a nossa equipe desde a primeira prova de enduro que realizamos e que deu origem a nossa série. Os últimos anos foram incríveis. A Prefeitura está muito presente nos eventos esportivos e abraçou a competição”, disse Théo Duarte, um dos organizadores da prova.

A partir de fevereiro, o calendário esportivo vai estar disponível no site da prefeitura. Segundo Hingo Hammes,superintendente de Esportes e Lazer, ainda existem datas disponíveis para mais eventos ao longo de 2018. “Sempre existe a possibilidade do número de eventos crescer. Estamos trabalhando para isso. Nosso grande objetivo é incentivar os petropolitanos a praticarem alguma atividade”, conclui.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).