Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

MercoSerra avança e pretende fomentar a economia de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo

Durante encontro realizado na última semana em Teresópolis, o MercoSerra ganhou mais força com a aprovação de seu estatuto. Formado por representantes do poder público, empresários e sociedade civil organizada de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, o grupo voltou a se reunir em mais uma etapa de reativação da agência, que funcionou mais de 20 anos atrás. O objetivo é fomentar a economia nas três cidades, pela troca de experiências, rodas de negócios, divulgação dos calendários de eventos, expansão do turismo, entre outras ações.

Um próximo encontro foi marcado para o dia 22 de fevereiro para a formação dos conselhos e a nomeação do presidente. Cada cidade indicou sete titulares e quatro suplentes para o conselho deliberativo e devem indicar ainda mais três empresários para comporem a diretoria executiva. Petrópolis já indicou seus representantes, que são empresários do comércio, cerveja artesanal, gastronomia, movelaria, hotelaria, etc.

“Essa integração entre as cidades é muito importante. Queremos integrar os municípios e apoiar as ações do MercoSerra. Para o turismo, a iniciativa é excelente, porque o movimento vai fazer com que o turista fique mais tempo na Serra. Em um dia ele passeia por Petrópolis, no outro vai para os atrativos das outras cidades, etc”, destaca o diretor administrativo e financeiro da Turispetro, Carlos Eduardo Sixel.

A união dos três municípios já começou a avançar em questões como identidade visual para divulgação das ações. Outros pontos, como propaganda, transportes, estradas, polos de moda e cervejeiro, por exemplo, também estão sendo debatidos para criar uma rede de negócios e oportunidades para atrair consumidores e turistas de todo país.

Para a economia, essa aproximação entre os empresários e também entre o poder público traz benefícios. “Essa troca de experiências e a aproximação entre os empresários cria um ambiente de negócios excelente, que beneficia as três cidades”, destaca o assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis, Leonardo Werneck Sindorf.

O indicado para a presidência do MercoSerra deverá ser o empresário Luiz Fernando Gomes, do ramo da hotelaria e da construção civil. Segundo ele, entre os principais objetivos da agência está fortalecer a economia dos municípios. “A Região Serrana tem um potencial enorme e queremos potencializar isso. A ideia é englobar o maior número de atividades no grupo, como turismo, TI, polos de moda, moveleiros, hotelaria, entre outros”, avalia.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).