Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Resultado do 1º LIRAa de 2018 aponta 56 imóveis com criadouros do mosquito aedes aegypti

A Secretaria de Saúde está ampliando as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela após o resultado do primeiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) de 2018, que apontou 56 residências com criadouros positivos. A Vigilância Ambiental visitou 5 mil imóveis de 8 a 12 de janeiro e a estratégia é unir forças com os Agentes Comunitários de Saúde e demais secretarias a fim de fortalecer a conscientização da população para eliminar os criadouros do mosquito.

A prefeitura busca manter a redução dos casos da doença que no último verão registrou apenas 33 casos de dengue – uma redução de quase 96% no número de casos frente aos dados de 2016. Este ano, a estação está mais quente e chuvosa, o que proporciona o aumento do número de criadouros.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, convocou as equipes para atuação imediata nos bairros – Quitandinha, Independência, Meio da Serra, Chácara Flora, Vila Felipe, Bingen, Capela, Provisória, Floresta, Mosela, Retiro, Alto da Serra, Caxambu, Quissamã, Boa Vista e Cascatinha.

Nesta última quarta-feira (31) os agentes Comunitários de Saúde foram capacitados em dois turnos de treinamentos no auditório do DIP – Departamento de Doenças Infecto Parasitárias. Silmar Fortes reforçou que em Petrópolis ainda não foi confirmado nenhum caso de doenças relacionadas ao mosquito.

“Esse é o momento de unirmos forças, para que juntos, possamos reduzir esse número de criadouros e assim impedir o mosquito de nascer. A dengue é uma doença grave que pode levar a morte. No verão de 2016 tivemos 789 notificações de dengue, sendo que duas pessoas vieram a óbito devido a complicações decorrentes da doença. O número de casos de Zika, que em 2016 atingiu 361 pacientes, em 2017 foi reduzido a zero. Esses dados mostram a eficiência do combate aos focos de criadouros do mosquito que precisamos manter”, afirmou Fortes.

Em dezembro, os 50 agentes de endemias foram capacitados e iniciaram as visitas rotineiras às residências e imóveis comerciais. A superintendente de Atenção à Saúde, Fabíola Heck explica que nesta época do ano, devido às chuvas de verão, qualquer objeto esquecido no quintal pode se tornar espaço para o acumulo de água – ambiente ideal para a proliferação do Aedes aegypti.

“Vamos reforçar a campanha Xô Mosquito intensificando os dez minutos contra o Aedes Aegypti. A população deve permanecer vigilante às suas casas, vizinhos e comunidade. A dengue é prevenida com a nossa atitude, não deixando água parada em vasos de planta, potes, manter as calhas limpas, trocar sempre a água dos animais domésticos, cuidados simples que podem salvar vidas”, disse.

No verão passado foi lançada a campanha “Xô Mosquito” que reuniu esforços não só de profissionais da Secretaria de Saúde, mas também da Educação e da Defesa Civil e Ações Voluntárias. A coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Pellegrini, explica que as ações preventivas serão reforçadas e já estão sendo realizadas constantemente pelos agentes de endemias em diversos bairros do município.

“Nossa ação é educativa e estamos em busca de multiplicadores que nos ajudem a conscientizar toda a comunidade sobre a importância de se acabar com os focos do mosquito. Conscientizando a população sobre os cuidados poderemos chegar ao verão, que é quando normalmente a doença reaparece, com mais frequência”, avalia Maria Beatriz Pellegrini.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).