Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Turismo

Petrópolis passa de categoria B para A no novo Mapa do Turismo Brasileiro

O Ministério do Turismo subiu a categoria do município de “B” para “A” no novo Mapa do Turismo Brasileiro, fazendo com que Petrópolis alcance o topo do ranking do turismo nacional. A categorização que identifica o desempenho da economia do setor nos municípios foi divulgada na última semana pelo Ministério do Turismo. O resultado faz com que a cidade, que recebe 1,6 milhão de pessoas por ano, seja ainda mais reconhecida não só no Brasil, mas também mundo afora, e ainda poderá facilitar a captação de recursos federais para o setor.

A categorização dos municípios é feita a partir de quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. A partir do resultado, os municípios foram divididos por letras, que vão de “A” a “E”. Segundo a portaria 39/2017 do MTur, somente municípios classificados entre “A” a “D” podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico.

O turismo representa R$ 660 milhões do PIB anual do município. Com o crescimento do setor, mais de 30 mil empregos no comércio, hotéis, pousadas e restaurantes se beneficiam. Em grandes festas, como o Natal Imperial, chegam a ser injetados R$ 220 milhões na economia da cidade, com a passagem de mais de 330 mil pessoas pela festa em 2017. No total, a cidade costuma receber 1,6 milhões de visitantes por ano, com 6.365 mil leitos disponíveis. Durante os eventos, rede hoteleira e restaurantes comemoraram seus estabelecimentos lotados, e chegam a registrar aumento entre 30% e 50%.

Os investimentos no turismo começaram já no início de 2017. O setor ganhou prioridade com a criação de uma pasta exclusiva – a Turispetro, e todo movimento feito para divulgar a cidade em todo país e até mundo afora mostrou resultados que começam a ser sentidos na economia. Pontos turísticos, por exemplo, registraram crescimento no número de visitantes se comparado ao ano anterior. Assim como a ocupação nos hotéis e pousadas do Centro Histórico e distritos e o movimento dos restaurantes. A estimativa é de que a cidade tenha recebido 30% a mais de turistas no ano passado em comparação a 2016 em determinados fins de semana.

Para 2018, a Turispetro trabalha com o foco em um crescimento em torno de 20% em relação ao ano de 2017 nas hospedagens e 10% nos visitantes que não pernoitam na cidade. Isso em função, também, do lançamento antecipado do calendário anual de eventos.

Pilar da economia da cidade, o turismo conta com cerca de 8 mil empregos diretos ligados ao setor em Petrópolis, em hotéis, pousadas, restaurantes e agências de viagem. Os principais tipos de turismo são histórico-cultural, ecoturismo, turismo rural, turismo de compras, gastronômico, cervejeiro e religioso.

2 Comentários

  1. É a cidade mais linda do mundo. Nasci nela, e sempre que posso retorno para matar saudade.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).