Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Cultura & Lazer

Aberto o processo seletivo para a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí

Nesta terça-feira (20), a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí – OCPIT abre as inscrições para o processo seletivo 2018, que vão até o dia 8 de março. O projeto oferece um curso gratuito de música com duração de quatro anos, com aulas teóricas e práticas de três disciplinas: aula de instrumento, teoria musical e prática orquestral. Podem se candidatar estudantes da rede pública de ensino de Petrópolis que estejam cursando entre o 7º ano do ensino fundamental e o 1º ano do ensino médio. As vagas abertas são para os instrumentos viola, violino, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal e clarinete.

Criada em 2013, a OCPIT é um projeto sociocultural que visa oferecer a oportunidade de formação orquestral, humanista e profissionalizante a alunos da rede pública de ensino de Petrópolis, idealizado e mantido pelo Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, um programa para Petrópolis da Presidência da Fiocruz, órgão ligado ao Ministério da Saúde. “Somos uma instituição pública que atua na promoção da saúde e, assim, nossa missão é proporcionar caminhos e perspectivas mais saudáveis também para os nossos jovens, reduzindo as desigualdades e ampliando o acesso aos direitos. Por isso, através da Orquestra, trabalhamos para apoiar o desenvolvimento desses jovens como profissionais da área, para que possam não só se envolver com a música, mas terem-na também como profissão”, explica Felix Rosenberg, Diretor do Fórum Itaboraí. Atualmente, a Orquestra é formada por 22 jovens músicos petropolitanos e, em seu quinto ano de existência, a OCPIT comemora ter dois de seus instrumentistas, que já concluíram o ciclo do Projeto, cursando o ensino superior de música, no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Fortalecendo a proposta do projeto, a Orquestra recebe atualmente dois patrocínios por meio da Lei de Incentivo à Cultura: da GE Celma, desde 2015, empresa do grupo multinacional General Eletric, sediada em Petrópolis, responsável pela manutenção de motores de avião, e, para 2018, da Schott Brasil, empresa multinacional de origem alemã, presente no Brasil há mais de 75 anos, fabricante de embalagens de vidro para as indústrias farmacêutica e cosmética e para laboratórios de análises clínicas.

O curso, intensivo e gratuito, oferece aulas teóricas e práticas de música, três vezes por semana, sempre no período da tarde, além de apresentações regulares de concertos para diversos públicos, principalmente para escolas da rede pública de Petrópolis, com carga horária de 438 horas ao longo do ano. “Nossa meta é que os jovens instrumentistas realizem, no mínimo, 16 concertos por ano. Isso é parte da metodologia que, de um lado, fortalece o aprendizado e, de outro, divulga a música clássica, especialmente no ambiente das escolas, compartilhando conteúdo cultural e educativo, formando público e estimulando futuros talentos”, explica Paulo Sá, coordenador da OCPIT. Como parte da proposta pedagógica, há também uma parceria firmada com a Escola de Música da UFRJ, que contempla visitas regulares dos alunos à instituição, assistindo a ensaios da Orquestra Sinfônica da UFRJ, recitais, palestras e master classes com professores. “Com cinco anos da Orquestra consigo perceber o quanto amadurecemos e podemos mostrar o sensível, transformador e dedicado trabalho que vem sendo desenvolvido. Sinto os jovens músicos cada vez mais preparados tanto para se apresentarem para novos públicos, com um repertório que vem se incrementando, quanto para escolherem a música como profissão, se assim quiserem”, conclui Paulo Sá.

A seleção ocorrerá em duas etapas: avaliação básica da coordenação rítmica e da prática musical informal, no dia 10/03, e entrevista sociomotivacional, no dia 17/03, ambas no Palácio Itaboraí, sede do Fórum e onde também acontecem as aulas, situado à Rua Visconde de Itaboraí – 188, no Valparaíso. Não será exigido conhecimento prático ou teórico de música. As inscrições poderão ser feitas através do telefone (24) 2246-1430 ou na secretaria do Palácio Itaboraí.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).