Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Esporte

Petropolitano busca medalha inédita para disputar o Campeonato Brasileiro de bocha adaptada

O petropolitano Luiz Felipe da Cruz Silva, de 31 anos, busca um feito inédito para a cidade: conquistar uma vaga para o Campeonato Brasileiro de bocha adaptada na categoria BC4. Ele e outros dois atletas do município estão se preparando para o torneio Regional Leste, organizado pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), que acontece entre os dias 29 de março e 1º de abril em Colatina, no Espírito Santo. A equipe treina em um espaço cedido pela prefeitura no Centro de Cultura Raul de Leoni todas as terças e quintas-feiras entre 14 e 17h.

Para conseguir a classificação, Felipinho precisa melhorar a sua melhor colocação no torneio regional, que foi o 5º lugar em 2016. Ele já participa da competição há 10 anos e espera conseguir ficar entre os três primeiros colocados em 2018.

“É um grande sonho disputar o Campeonato Brasileiro da minha categoria. O treinamento está bastante intenso com esse objetivo. Acredito que neste ano chegou a minha vez”, disse o atleta, lembrando a importância da rotina de treinos que acontecem desde o ano passado graças a parceira da Superintendência de Esportes e Lazer com a Associação Petropolitana dos Deficientes Físicos (APDEF).

O treinador da equipe, Marcelo Corrêa, explica que a bocha adaptada é disputada em quatro categorias diferentes de acordo com a deficiência de cada atleta. “Na classe que o Felipinho compete, as pessoas possuem algum tipo de diplegia de moderada a severa com controle mínimo nas extremidades das mãos, e ainda, com limitações de tronco e pouca força funcional nos quatros membros”, explicou.

A bocha adaptada é um esporte que consiste no lançamento de bolas coloridas e vence o jogador que alcançar o maior número de bolas próximas à bola branca, que funciona como uma referência. São quatro categorias, divididas de acordo com a limitação dos atletas. De acordo com o treinador da equipe, Marcelo Corrêa, as condições principais para o treino é que o espaço tenha um piso liso e nivelado na medida do possível.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).