Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Agenda cultural

Casa Stefan Zweig recebe exposição com desenhos de Luiz Aquila a partir deste sábado


Deprecated: preg_split(): Passing null to parameter #3 ($limit) of type int is deprecated in /home/wwacon/public_html/wp-content/themes/jannah/framework/functions/post-functions.php on line 805

A casa onde viveu o austríaco Stefan Zweig – hoje transformada em centro de memória em homenagem ao escritor – foi escolhida para a exposição “Migração”, com desenhos do artista Luiz Aquila. A mostra vai expor 12 trabalhos produzidos pelo carioca durante a Ditadura Militar, feitos com régua, compasso, guache preto e tira-linhas sobre papel Kraft. A abertura será neste sábado (24), a partir de 11h, e vai contar com a presença da cantora brasileira radicada em Londres Nina Miranda, que fará um show acompanhada do pianista Daniel Jobim. A entrada é gratuita e a exposição fica até o dia 27 de maio.

Casa Stefan ZweigMais do que o trabalho de Zweig, a Casa é dedicada também a homenagear os refugiados da Europa nazista durante os anos 1930 e 1940 e é um dos atrativos turísticos da cidade. A mostra “Migração” vai fazer um paralelo com o período em que o austríaco escolheu Petrópolis, em 1941, para se refugiar da expansão nazista durante a Segunda Guerra Mundial. A expectativa é receber pessoas interessadas tanto no trabalho de Zweig, quando de Luiz Aquila.

“Já temos recebido muitas ligações de interessados na exposição, esperamos que turistas, principalmente europeus, como é mais comum, e petropolitanos compareçam”, explica a coordenadora da Casa, Dora Martini.

Com a ditadura, AI5, amigos perseguidos, Luiz Aquila criou seus sensíveis desenhos que agora serão expostos na Casa Stefan Zweig. Com o título “Migração”, a ideia do artista foi criar uma analogia com o movimento em direção a uma obra tão diferente do que fazia e faz. A mostra tem texto de apresentação da cientista social e historiadora de arte Vanda Klabin.

Neste sábado, Nina Miranda abre a exposição com muita bossa, com composições próprias e de seu novo disco solo “Freedom of Movement“, como “Feminist Man“, “Wholeof London“, além de hits de sua banda Smoke City, como “Underwater Love”, clássicos do avô de Daniel Jobim, como “Águas de Março” e “A Felicidade”, entre outras. Após a apresentação, o cantor petropolitano Mariano D’Almeida interpretará canções do repertório internacional, lançadas no período do exílio brasileiro de Stefan Zweig.

A Casa de Stefan Zweig fica na Rua Gonçalves Dias, 34, Valparaíso (Duas Pontes). A entrada é gratuita e a classificação livre.


Deprecated: preg_split(): Passing null to parameter #3 ($limit) of type int is deprecated in /home/wwacon/public_html/wp-content/themes/jannah/framework/functions/post-functions.php on line 805
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).