Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Música ao vivo no entorno do lago Quitandinha neste domingo

Neste domingo (25), o músico João Felippe se apresenta no entorno do lago Quitandinha, às 11h, ao lado de Gustavo Gastão e Yuri Garrido. Em caso de chuva, a apresentação será transferida para o Salão das Convenções.

Tendo começado sua carreira como músico profissional aos 8 anos de idade e, celebrando hoje seus 22 anos de trajetória musical, o instrumentista João Felippe comemora o lançamento do seu primeiro álbum autoral, como solista de cavaquinho, intitulado Contraste.

Há cerca de seis anos, o músico iniciou um trabalho de resgate do cavaquinho de 5 cordas, instrumento que surgiu em meados da década de 1930 e há muito estava esquecido. Com ele, passou a desenvolver uma nova linguagem musical para o cavaquinho, pois a 5ª corda aumentou suas possibilidades de composição, arranjos e improvisações.

Movido pelas novas perspectivas que havia ganhado com o cavaquinho de 5 cordas, João Felippe dedicou-se, por 3 anos, a um dos maiores projetos de sua carreira até hoje: este álbum nasceu como um filho e é fruto de todos os seus horizontes musicais. É sua autobiografia, sua história contada em arranjos e composições.

joão felippeApesar de cavaquinista, o jovem instrumentista nunca se prendeu ao repertório tradicional do instrumento. Pelo contrário, decidiu que o cavaquinho poderia (e deveria) falar qualquer língua. Por isso, quando escreveu o Contraste, reuniu nele todas as suas maiores influências que o fundiram como o solista que é hoje. Desta forma, este álbum representa uma fusão de muitos estilos, como o choro, jazz, MPB, samba, música instrumental contemporânea, rock, música nordestina, blues, tango, bolero, dentre outros. E como não podia deixar de ser, é também uma homenagem à quatro grandes ídolos que tiveram participação ativa na sua formação como músico. São eles Pixinguinha, Waldir Azevedo, Chico Buarque e seu pai, Joãozinho do Cavaco.

Para tornar esse sonho real, João Felippe lançou uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) através do site benfeitoria.com para conseguir financiar a produção do seu disco, o que incluiu altos custos de gravação, edição, mixagem, masterização, prensagem, arte gráfica, dentre outros. E o resultado foi muito melhor do que o esperado: o artista bateu e ultrapassou a meta pré-estabelecida na campanha, com contribuições de pessoas do Brasil e do mundo inteiro, que acompanham seu trabalho e sua trajetória e o seguem por meio de suas mídias sociais (youtube.com/joaofelippebrasil e facebook.com/ joaofelippeoficial). Além disso, João Felippe recebeu também o apoio de inúmeros artistas de renome nacional e internacional, como foi o caso das atrizes Cissa Guimarães, Nanda Costa e Isabella Santoni; e dos músicos Armandinho Macêdo, LanLanh, Luiz Brasil, Rodrigo Shá, José Ibarra, dentre outros.

O espetáculo montado para o lançamento do seu álbum Contraste tem direção artística da atriz Nanda Costa e direção musical do próprio João Felippe. O repertório inclui, além das 11 músicas presentes no disco, algumas outras faixas escolhidas a dedo pelo instrumentista para tornar o show ainda mais envolvente para seu público.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).