Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Saúde

Atendimento para exames e Cartão SUS é transferido para o Centro da cidade

Os usuários que necessitarem autorizar exames, procedimentos e cirurgias eletivas na Secretaria de Saúde – média de 130 pessoas por dia – ou fazer o Cartão do SUS terão atendimento no Centro da cidade. Os serviços que antes ocorriam no Centro Administrativo, na Avenida Barão do Rio Branco, foram transferidos para a Rua Dom Pedro, nº 214.

A maioria dos exames é automaticamente marcada nas unidades onde o paciente é atendido como PSFs, UBS e Hospitais Alcides Carneiro e Nelson de Sá Earp. Isso inclui exames de sangue, urina, fezes, papanicolau (preventivo) e alguns exames de imagem (raio-X, ultrassom e mamografias).

Exames de maior complexidade e também os feitos na rede conveniada, precisam ser autorizados pela Secretaria de Saúde. Estes, sim, passam a ser autorizados e agendados na central montada na Rua D. Pedro, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h. Por exemplo, em casos de procedimentos, cirurgias, tratamentos como radioterapia ou quimioterapia e exames que necessitem de contraste ou algum procedimento específico, o médico fornece uma guia ao paciente. É este documento que é autorizado e agendado a partir de atendimento na Rua D. Pedro I, espaço que funciona a Central de Regulação de Consultas e Exames.

“O paciente já sai do atendimento na rede com exames marcados, salvo as exceções de atendimentos não disponíveis na rede própria e que precisam ser feitos em clínicas e hospitais conveniados. Esta central na Rua D. Pedro I vai receber estas pessoas”, afirma o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

No local também será possível fazer o Cartão do SUS ou retirar a segunda via do documento. O cartão é fornecido gratuitamente, mediante a apresentação de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento. Seu uso facilita a marcação de consultas e exames e garante o acesso a medicamentos gratuitos.

Central de regulação – Em serviço interno, sem atendimento ao público, vai funcionar também no espaço a Central de Regulação de Leitos e Internações da Secretaria de Saúde. Por exemplo, um paciente que tem entrada na UPA e precisa de uma cirurgia ou de um leito no CTI tem seu prontuário inserido no sistema, acessado pela central de regulação que verifica e determina onde e quando ele deve ser internado ou operado, diante da disponibilidade de vagas.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).