Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

“Histórias Poéticas dos Museus” é tema de palestra nesta quarta-feira

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a historiadora Eneida Quadros Queiroz fará a palestra “Histórias Poéticas dos Museus – O Século XIX em romances históricos: gênero e arte”, no Museu Imperial. O evento gratuito, que conta com o apoio da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), ocorre nesta quarta-feira (7), às 19h, no cineteatro Museu Imperial.

Na ocasião a palestrante proporá, através de suas obras “A Mulher e a casa”, e “Úmida Trama”, alguns questionamentos enfocando as questões que envolvem o gênero feminino e a aproximação com os museus, além da interdisciplinaridade através do uso de intercanais de comunicação como fatores que podem contribuir para o aumento da qualidade e para o aproveitamento do público nas temáticas femininas abordadas pelos museus.

As obras que discorrem sobre personagens femininas oitocentistas brasileiras: Eufrásia Teixeira leite e Maria Laura do Amaral Gurgel buscam, através da veridicidade e da ficção, aproximar o público das histórias dessas mulheres que são tão atuais.

“A Mulher e a Casa” narra, através do romance de Eufrásia Teixeira Leite e do abolicionista Joaquim Nabuco, os costumes e parte da história dos Gabinetes Ministeriais do Império de forma leve e delicada, ao mesmo tempo em que retrata as aflições passadas pelo casal.

Dando continuidade a narrativa “A Mulher e a Casa”, “Úmida Trama” conta o romance entre Maria Laura do Amaral Gurgel e o pintor regionalista José Ferraz de Almeida Junior, que tendo como pano de fundo a história da arte brasileira retrata o machismo que mata.

Sobre a palestrante: Eneida Quadros Queiroz tem mestrado e graduação em História pela da rede pública e privada, atualmente é historiadora do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em Brasília.

Tema do mestrado em História do Brasil República: reformas urbanas, sanitarismo, justiça sanitária e cidadania.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).