Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Gastronomia

Horto de Itaipava recebe feira de produtos artesanais

Neste ano, o Hortomercado Municipal começa a abrigar feiras de produtores artesanais que têm como objetivo mostrar o que a cidade produz de melhor, com expositores de shitakes, biscoitos, doces, temperos, molhos, cervejas, geleias, pães, chocolates orgânicos e uma infinidade de produtos feitos na cidade, além de degustação para o público. Neste sábado (10), o público já poderá conferir diversas iguarias produzidas no município.

O projeto piloto, chamado de “Up Gourmet”, foi apresentado no Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e foi apoiado pelos conselheiros.

Com as feiras, que acontecerão sempre nos segundos sábados de cada mês, a ideia é movimentar o espaço. “Estamos também convidando restaurantes e hotéis para participarem com uma degustação para o público. Em contrapartida, eles terão um espaço para divulgação de suas empresas. Queremos valorizar a hotelaria nos distritos, trazer o turista de volta para o Horto”, explicou durante a assembleia o diretor do Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento, José Maurício Soares.

A parceria foi fechada também, claro, com os próprios produtores do Horto. Os chefes da gastronomia da cidade que se envolverão na feira vão elaborar pratos diferenciados para degustação com os produtos encontrados no local. Para o presidente do Comtur, Marcelo Florêncio, que também é assessor de Marketing da Turispetro, a feira vai aproximar os hotéis e restaurantes do Hortomercado.

“Vamos mostrar para os turistas e também para os petropolitanos que o setor acredita nos produtos do Horto. Além de ser mais um atrativo para movimentar a região dos distritos”, destaca.

Comtur muda metodologia para apresentação de projetos

Durante a assembleia deste mês do Comtur, entre os assuntos destacados está a mudança na metodologia para os projetos que são apresentados aos conselheiros nas reuniões. O conselho votou pela criação de uma comissão especial que vai analisar cada projeto estratégico para o turismo antes dele ser apresentado nas reuniões. Ou seja, antes de apresentar seu projeto no Comtur, o proponente irá se reunir com a comissão.

“A mudança na metodologia vai permitir que o projeto chegue mais detalhado ao conselho”, completa Florencio.

Urban Hacking apresentado no Conselho

Outro assunto apresentado na assembleia foi o Urban Hacking, promovido pelo Sebrae. A ação faz parte da primeira ação do Projeto Destino Turísticos Inteligentes (DTI), lançado pela instituição em agosto do ano passado. O projeto propõe ocupar espaços públicos promovendo uma interação da população e dos visitantes com os negócios em funcionamento no local, por meio de ações de lazer, cultura, economia criativa e entretenimento. O Urban Hacking de Petrópolis vai acontecer no dia 15 de março, aproveitando as comemorações pelo aniversário da cidade, na Rua 16 de Março. Na programação estão previstas atividades gratuitas nas áreas de música, teatro, história e gastronomia, a partir das 9h30min até às 20h.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).