Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Moradores da Posse reivindicam livre passagem por pedágio em Areal

Com a forte chuva que atingiu a Posse nesta quinta-feira (8), moradores do distrito estão tendo que passar por Areal e pagar pedágio, já que a União e Indústria está interditada na altura da Jacuba, onde houve dois rolamentos de blocos rochosos.

“Os moradores que dependem de sair de lá e ir para a cidade estão tendo que além de dar uma volta por Areal, pagar um pedágio que não é nada barato. Gostaria que o governo desse uma solução para interdição, nem que seja uma temporária com a liberação do pedágio para moradores da região”, disse o leitor Jonathas Almeida, morador do distrito.

Em nota, a prefeitura informou que a medida está sendo viabilizada pelo prefeito Bernardo Rossi junto à Concer, como alternativa à União e Indústria, que permanece interditada com pedras e barreiras. O diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco e o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor, também atuaram neste sentido e reivindicam a abertura imediata das cancelas do pedágio. São mais de 8 mil moradores da Posse, além de 100 produtores rurais da área do Brejal que poderão utilizar o novo trecho, passando por Areal, para realizar a venda diária de cerca de 50 toneladas de legumes e verduras.

“Essa é uma medida paliativa, mas de extrema importância para os moradores. Eles não podem ter, como única alternativa para entrar e sair da Posse o pagamento de R$ 12,40, passando pelo pedágio de Areal. Além disso, famílias inteiras têm como principal fonte de renda a agricultura.  Não podemos permitir que nossa população tenha ainda mais prejuízos. Tão logo nos deparamos com esse cenário, buscamos a Concer para realizarmos esse acordo, assim como ocorreu com o transporte público”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

Já a Concer enviou a seguinte nota: “Em auxílio a Posse, a Concer decidiu conceder isenção temporária de pedágio na praça de Areal (km 45) aos moradores do 5° distrito de Petrópolis, atingido pela chuva intensa nos últimos dias. A decisão foi tomada ainda na noite de quinta-feira de forma espontânea e por liberalidade da própria empresa. Equipes da Concer vão atuar no cadastramento, que terá início da segunda-feira (12), a partir das 10h, na Igreja São João Batista, na Posse. Os interessados devem apresentar documento de identidade, comprovante de residência e o documento de propriedade do veículo.”

O município trabalha para restabelecer a normalidade na região da Posse com a limpeza e liberação do transporte público em todas as áreas, e também o tráfego na Estrada União e Indústria. Técnicos do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), responsável pelo trecho entre Pedro do Rio e a Posse, estiveram no local fazendo estudos preliminares para a desobstrução da pista levando em conta que existe uma comunidade à beira da estrada e que precisa haver segurança para a retirada das pedras.

*Matéria atualizada às 19h37

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).