Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Saúde

Ministério da Saúde libera repasse de mais de R$ 1 milhão para a compra de mamógrafo e equipamento de ultrassom

O Ministério da Saúde liberou o repasse de mais de R$ 1 milhão para a compra de um mamógrafo digital para o Hospital Alcides Carneiro (HAC) e para equipamento de ultrassom diagnóstico para o Hospital Municipal Doutor Nelson de Sá Earp. A verba foi aprovada na semana passada e liberada para o Fundo Municipal de Saúde. Agora, a prefeitura vai abrir licitação para fazer a compra dos aparelhos. Os recursos são fruto de emenda parlamentar do deputado federal Hugo Leal.

“Em média, o hospital municipal Alcides Carneiro oferece 300 exames do tipo por mês, mas este número poderá ser muito ampliado com a compra deste novo mamógrafo”, afirmou Hugo Leal.

Com o novo aparelho, o sistema passará a contar com cinco mamógrafos– três próprios e dois conveniados – em funcionamento na rede pública municipal.

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia, em parceria com a UFRJ, apontou a deficiência do Rio de Janeiro na prevenção ao câncer de mama com a falta de mamógrafos. Em 42 cidades no Estado não há mamógrafos na rede pública. Já em Petrópolis, a prefeitura oferece o exame em quatro unidades de Saúde, sendo, que em 2017 o maior número foi realizado no Hospital Alcides Carneiro com 3.901 mamografias realizadas e o restante no Centro de Saúde e em duas clínicas particulares conveniadas ao SUS.

A liberação do recurso federal vai permitir ao município, também, a compra de um aparelho de ultrassom diagnóstico, equipamento moderno e que será instalado no Hospital Municipal Doutor Nelson de Sá Earp (HMNSE). A ideia é que o novo equipamento integre o novo ambulatório de pediatria, que está previsto para ser lançado ainda este ano.

O novo ultrassom será o segundo do HMNSE, podendo dobrar o número de exames realizados no hospital. Atualmente, são realizados, em média, 40 exames por dia.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).