Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Agenda cultural

Exposição no Shopping Itaipava celebra os 175 anos de Petrópolis

O Shopping Itaipava celebra o aniversário de 175 anos da Cidade Imperial com a mostra “Bem Vindos, Eu Sou Petrópolis!”. A exposição, que já esteve no Espaço Cultural da Inter TV, retrata um pouco da história de Petrópolis desde a sua fundação, por meio de fotos e objetos, apresentando as diversas vertentes do Turismo na cidade. O evento tem a parceria do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, o apoio da Prefeitura de Petrópolis, é gratuito e acontece de quinta a domingo, entre os dias 17 de março e 1 de abril.

“Pensamos em uma proposta diferente nesta exposição. A ideia é mostrar as faces de Petrópolis, onde quem ver poderá se reconhecer. Por isso, a exposição começa com elementos da natureza, passa pela gastronomia, as cervejarias e termina na alta tecnologia, com o supercomputador Santos Dumont, o maior da América Latina”, explica a turismóloga Márcia de Paula, da MP Eventos e uma das curadoras da exposição.

Também curadora da mostra, a turismóloga Marília Mills explica que a exposição retrata as vertentes da cidade e é carregada de elementos que retratam a evolução da história do município da Serra Fluminense. “É, sem dúvida, uma nova forma de enxergar e contar sobre a Cidade Imperial. Além disso, teremos uma série de atividades, que estarão diretamente ligadas às características de Petrópolis”, ressaltou.

A apresentação da orquestra da Ação Social pela Música do Brasil abrirá oficialmente a exposição neste sábado (17), às 17h. O repertório contará com peças eruditas e populares de compositores renomados, incluindo os petropolitanos Ernani Aguiar (Quatro Momentos) e César Guerra-Peixe (Mourão), além de um arranjo especial do Hino de Petrópolis, preparado para a ocasião.

A ASMB é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que visa contribuir para a formação e desenvolvimento da cidadania de crianças, adolescentes e jovens de comunidades pobres através do ensino da música clássica, e à implantação de orquestras em todo o território nacional.

A instituição foi formada há 18 anos, fruto do sonho do falecido maestro, David Machado, incentivado por seu amigo José Antônio Abreu, fundador e diretor do renomado projeto El Sistema. Fomos a primeira instituição no Brasil a firmar convênio de intercâmbio com a Fundación Simon Bolívar, convênio este ainda em vigor. Com o falecimento prematuro do Maestro Machado, sua viúva, Fiorella Solares, violoncelista e produtora cultural, deu continuidade ao projeto, do qual é a diretora.

O Núcleo foi implantado na cidade de Petrópolis em 2011 com o patrocínio da GE Celma através da Lei Rouanet, e conta com o apoio do Ministério da Cultura, Rio Solidário, Prefeitura de Petrópolis, Arquidiocese de Petrópolis e Oxigênio Cultural.

Destaques da exposição:

Natureza: será representada por plantas e flores da Mata Atlântica. Os visitantes serão surpreendidos pelo canto dos pássaros da região, gravados em um CD, que criarão toda uma atmosfera que remeta a natureza que tanto encantou o Imperador Pedro I, mais tarde d.Pedro II e os viajantes que passaram por aqui.

Gastronomia: o projeto contempla Oficina Gastronômica, com a participação do renomado Chef Barão Vieira, que terá como tema: Sorvete com frutas de Outono.

A Cerveja: tradição da cidade de Pedro, que abriga desde 1853 a Cervejaria Bohemia, a mais antiga do Brasil, e que participará com peças do seu acervo.

Oficina Cervejeira: Petrópolis recebeu em 2017 o titulo de Capital Estadual da Cerveja, e os visitantes da Expo serão brindados com uma Oficina Cervejeira.

Imigrantes: estarão expostos trajes, fotos e objetos de uso diário dos imigrantes que contribuíram para a formação do povo petropolitano.

Personagens: Atores com trajes de época circularão pelo espaço, interagindo com o publico e divulgando o Sarau Imperial, evento tradicional que acontece no Museu Imperial.

Kids: As crianças não foram esquecidas e teremos a “Hora do Conto”, a cargo da Livraria Nobel.

Feira de Adoções de Animais: Acontecerá nos três finais de semana do evento.

Créditos fotos: Chef Barão; Bruno Wanderley

Peças da exposição: Telma Santos

Programação:

17/3, às 17h: Abertura da exposição com apresentação da orquestra Ação Social pela Música.

18/3, às 14h: Oficina Gastronômica com o Chef Barão Vieira. Sorvete com frutas do outono.

24/3, às 14h: Oficina de cerveja artesanal, com o mestre cervejeiro da Schröder.

24/3, às 15h: Hora do Conto com a Livraria Nobel.

Durante a exposição:

– Participação das serviçais do Império, que serviam a Família Real.

 Feira de adoção de cães.

Parceiros e apoiadores: Bohemia, Schroder Bier, Barão Gastronomia, Blé Patisserie, Xodó de Minas, Livraria Nobel, Ewiglich Jóias, Amaury Jaime de Lima, Imper Folhas, Orquidário Binot, Arcádia Mall, Capril deville, Silvania Cabine de Fotos, Sarau Imperial, Indumentar, Clube 29 de Junho, Clube Folclórico Germânico Bergstadt e Vet&Pet.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).