Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Esporte

Petrópolis vai receber Jogos do Interior do Grupo Abadá Capoeira

Entre os dias 28 de junho e 1 de julho, Petrópolis vai receber o 17º Jogos do Interior do Grupo Abadá Capoeira, homologado pela Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro (FCDRJ). Capoeiristas de 30 cidades diferentes do Estado participam do torneio, que será disputado em seis categorias: infantil, juvenil, corda laranja até laranja e azul; corda azul até azul e verde; corda verde até a verde e roxa e da corda roxa até a marrom e vermelha. A expectativa dos organizadores é que mais de 500 atletas participem das atividades.

Os competidores são divididos em chaves, onde todos jogam entre si, passando para a fase seguinte aqueles que obtiverem a melhor pontuação dentro da chave. Além dos jogos, será oferecido um curso de aperfeiçoamento na capoeira com aulas avançadas, ministradas pelo Mestre Camisa, fundador Grupo Abadá Capoeira.

“Os jogos de capoeira têm como intuito cada vez mais valorizar e divulgar a capoeira com suas características culturais e rituais. Será uma grande oportunidade para quem quer conhecer mais sobre a modalidade”, explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer.

Ricardo Amaral, o Kako, um dos organizadores do evento, explica que a capoeira é muito mais que uma luta e que o maior objetivo dos jogos é avaliar o capoeirista como um todo. “São vários fatores levados em consideração, como ritmo, habilidade, criatividade, objetividade, caracterização, continuidade e o conhecimento da identidade cultural da arte capoeira. É importante para a cidade receber um evento como esse, com grandes Mestres da capoeira”, disse.

Além da capoeira, Petrópolis recebe esse ano etapas estaduais de esgrima, ciclismo, enduro de regularidade de moto e rally. O calendário esportivo do município está disponível no site da prefeitura.

Evento vai beneficiar o turismo da região

O evento é também uma oportunidade para movimentar a economia local. De acordo com o secretário da Turispetro, Marcelo Valente, além de incentivar o esporte na cidade, o campeonato traz outros benefícios.

“O esporte e o turismo, por muitas vezes, caminham juntos. Um evento como esse traz para a cidade não só os atletas que participarão das competições, mas também seus familiares, amigos, treinadores. Todas essas pessoas vão precisar de lugares para se hospedar, para alimentação. Isso movimenta a hotelaria, os restaurantes, comércio. Ajuda a aquecer a economia da cidade”, destaca.

Foto: reprodução / internet

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).