Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Petrópolis não teve nenhum caso registrado de Dengue, Zika ou Chikungunya neste verão

Pela primeira vez em nove anos, Petrópolis não teve nenhum caso registrado de Dengue, Zika ou Chikungunya neste verão. As ações preventivas e ininterruptas de combate ao mosquito aedes aegypti iniciadas com a campanha Xô Mosquito, em 2017, além de ações da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, e em conjunto com as demais secretarias de governo contribuíram para um processo educativo da população para redução dos criadouros do mosquito.

A Vigilância Ambiental realizou dois Levantamentos de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) em 60 bairros do município este ano com 5 mil imóveis vistoriados, sendo que em 56 foram encontradas larvas do Aedes aegypti. A Secretaria de Saúde reforçou o trabalho de conscientização e visitas domiciliares junto aos Agentes de Endemias e Comunitários de Saúde. O objetivo foi manter a redução dos casos da doença. Em 2017 foram registrados apenas 33 casos de dengue – uma redução de quase 96% no número de casos frente aos dados de 2016, com 789 notificações. Já este ano, no verão, nenhum caso da doença foi verificado na cidade e a meta é chegar ao final do ano sem nenhum registro.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, convocou as equipes da Saúde para atuação imediata nos bairros – Quitandinha, Independência, Meio da Serra, Chácara Flora, Vila Felipe, Bingen, Capela, Provisória, Floresta, Mosela, Retiro, Alto da Serra, Caxambu, Quissamã, Boa Vista e Cascatinha regiões onde foram encontrados os criadouros positivos do mosquito.

 “Esse é o resultado do trabalho em equipe, da integração da nossa secretaria, pois conseguimos reduzir esse número de criadouros e assim impedir o mosquito de nascer. A dengue é uma doença grave que pode levar à morte. No verão de 2016 tivemos 789 notificações de dengue, sendo que duas pessoas vieram a óbito devido à complicações decorrentes da doença. O número de casos de Zika, que em 2016 atingiu 361 pacientes, em 2017 e este ano foi reduzido a zero. Esses dados mostram a eficiência do combate aos focos de criadouros do mosquito que precisamos manter”, afirma Silmar Fortes.

A Secretaria de Saúde manterá a divulgação do check list da iniciativa “10 minutos contra o Aedes aegypti”, onde os moradores cumprem um roteiro de inspeção nos quintais das residências a fim de eliminar os possíveis criadouros do mosquito.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Pellegrini, explica que as ações preventivas continuarão reforçadas e já estão sendo realizadas constantemente pelos agentes de endemias em diversos bairros do município.

“Nossa ação é educativa e estamos em busca de multiplicadores que nos ajudem a conscientizar toda a comunidade sobre a importância de se acabar com os focos do mosquito. É importante que a população esteja envolvida no check list dos 10 minutos contra a dengue que são ações simples que a pessoa pode fazer em casa. Quando chove qualquer objeto que acumule água pode se tornar um criadouro do mosquito então é preciso atenção e cuidado”, avalia

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).