Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Presidente da Câmara de Vereadores de Petrópolis é preso na operação Caminho do Ouro

Na manhã desta quinta-feira (12), o presidente da Câmara de Petrópolis, Paulo Igor, foi preso na operação Caminho do Ouro, contra crimes de fraude em licitação e peculato. O vereador Dudu (PEN) também é alvo da operação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Subprocuradoria-geral de Justiça de Assuntos Criminais e de Direitos Humanos, e a Polícia Civil, por meio da Delegacia Fazendária (DELFAZ), mas não foi encontrado.

De acordo com informações do MPRJ, os mandados foram expedidos pela Justiça, com base nas investigações do Grupo de Atribuição Originária em Matéria Criminal (GAOCRIM/MPRJ) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ). A ação conta com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ). A operação também visa ao cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão, nos endereços da Casa Legislativa, nas residências do presidente da Câmara e de um empresário, que é o “Júnior” numa de suas empresas.

Ainda segundo o órgão, eles foram denunciados pelos crimes de fraude em licitação e peculato. “De acordo com a denúncia, o presidente da Câmara, Paulo Carelli, com auxílio dos demais envolvidos, combinou com o empresário uma forma de direcionar a licitação 03/2011, que gerou contrato de R$ 4,49 milhões, firmado entre Câmara Municipal de Petrópolis e a empresa Elfe Soluções em Serviços LTDA.

“O objeto contratual era extremamente amplo e consistia na prestação de serviços de limpeza, conservação, higienização, reprografia, vigia, jardinagem, copeiragem, recepção, telefonia, motorista, manutenção predial e operação de áudio e vídeo, além de fornecer todos os materiais de consumo, equipamentos e insumos necessários para as atividades dentro a casa legislativa pelo período de 12 meses, a contar do dia 1º de janeiro de 2012.”

Em nota, a Elfe informou que tem uma postura de total transparência e que vem prestando prontamente todos os esclarecimentos solicitados pela Justiça. A empresa acrescentou que, desde que o referido contrato foi encerrado em 2012, não tem mais nenhum contato com qualquer órgão da administração pública direta de Petrópolis. Ainda segundo a nota, Júnior se afastou da empresa em 2015.

A assessoria do vereador Dudu informou que não vai se pronunciar neste momento. E até o fechamento desta matéria, a assessoria do vereador Paulo Igor ainda não havia se pronunciado.

Em nota, a Câmara Municipal de Petrópolis informa que “o vereador Roni Medeiros (PTB), 1º Vice-Presidente da Casa, assumiu interinamente a presidência na data de hoje, tomando as medidas administrativas de urgência indicadas, com o respectivo afastamento dos vereadores Paulo Igor e Luiz Eduardo Dudu, conforme determinação judicial. No mais, a Mesa Diretora vai aguardar o desencadear dos fatos, salvaguardando o direito de defesa dos parlamentares envolvidos no episódio desta manhã. Informa ainda, que os trabalhos legislativos terão sua sequência normal, com a realização da sessão plenária hoje, às 16 horas.”

Mais informações no site do MPRJ neste link.

*Matéria atualizada às 15h43

Um Comentário

  1. Alguém pode dizer que foi” enganado” por esses “cidadãos simpáticos” ? E que NINGUÉM SABE QUEM É ESSE DUDU? NINGUÉM LEMBRA? HUM…..

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).