Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Esporte

Petropolitano vai disputar o Campeonato Brasileiro de bocha adaptada

O petropolitano Luiz Felipe da Cruz Silva, o “Felipinho”, vai disputar o Campeonato Brasileiro de bocha adaptada na categoria BC4, que acontece em dezembro. A vaga inédita para a cidade foi confirmada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE) na última sexta-feira (20). O órgão informou que o atleta Renato Faria Júnior, que ficou em segundo lugar no torneio Regional Leste, foi considerado não elegível para a modalidade. Por conta disso, Felipinho herdou a vaga para a competição nacional.

“É um grande sonho disputar o Campeonato Brasileiro da minha categoria. Vamos intensificar ainda mais o treinamento para chegar bem preparado para a competição que reúne os melhores atletas do país”, comemora Luiz Felipe, destacando a importância da rotina de treinos que acontecem desde o ano passado graças a parceira da Superintendência de Esportes e Lazer com a Associação Petropolitana dos Deficientes Físicos (APDEF).

“A rotina de treinos é fundamental para que a gente não perca o ritmo e chegue na competição no nosso melhor. Desde o ano passado contamos com o apoio da prefeitura e acreditamos que vamos representar a cidade da melhor maneira possível na competição”, completa Luiz Felipe, que tem síndrome de Mórquio.

O treinador da equipe, Marcelo Corrêa, explica que a bocha adaptada é disputada em quatro categorias diferentes de acordo com a deficiência de cada atleta. “Na classe em que o Felipinho compete, as pessoas possuem algum tipo de dislexia de moderada a severa com controle mínimo nas extremidades das mãos, e ainda, com limitações de tronco e pouca força funcional nos quatro membros”, explicou.

A bocha adaptada é um esporte que consiste no lançamento de bolas coloridas e vence o jogador que alcançar o maior número de bolas próximas à bola branca, que funciona como uma referência. São quatro categorias: BC1, BC2, BC3 e BC4, que são divididas de acordo com a limitação de cada atleta.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).