Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Educação

Alunos da E. M. Josemar Contage criam campanha para arrecadar lacres de latinhas que podem ser trocados por cadeiras de rodas

Por meio do projeto “Lacre Solidário”, desenvolvido por alunos da Escola Municipal Professor Josemar Contage, em Corrêas, lacres de latinhas de alumínio viraram uma nova esperança para pessoas com deficiência, pois quando acumulados, podem ser trocados por cadeira de rodas. Mas para isso acontecer, são necessárias 140 garrafas pet de dois litros cheias.

O projeto nasceu por iniciativa da funcionária Maria das Graças Gonçalves Ribeiro, inspetora de disciplina. “Quando achei o primeiro lacre no portão, há cerca de um ano, tive a ideia de realizar uma campanha e pedi autorização a direção da escola. Imediatamente recebi todo o apoio das diretoras Sônia Cristina e Thereza Guimarães para iniciar o projeto. Hoje, nossos companheiros de trabalho, alunos, o comércio do bairro, funcionários do laboratório e até os pais participam. É emocionante ver a alegria de cada criança ao entregar os lacres. Eles sabem a importância de fazer crescer essa corrente do bem”, comenta Graça.

A escola, que atente alunos da educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, possui 24 inclusões.

“Nossa escola é verdadeiramente inclusiva! Aqui as crianças ajudam os colegas cadeirantes e fazem questão de trazer para as brincadeiras os alunos com mobilidade reduzida. É um exercício diário de solidariedade”, afirma Sônia Cristina, diretora geral, que convidou o vereador Marcelo da Silveira, presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e do Idoso da Câmara Municipal para participar da entrega de 75 garrafas pet de dois litros cheias.

“Essa equipe está oferecendo aos alunos uma experiência única e transformadora, um exemplo de solidariedade! Esses lacres serão somados aos de outras campanhas e farão a diferença na vida de muitas pessoas. Falando como alguém que possui uma deficiência, é gratificante saber que essa escola abriu o caminho para a verdadeira inclusão onde atitudes são mais importantes que discursos”, completa o vereador Marcelo da Silveira, frisando que os lacres serão entregues pela escola à Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase).

A campanha Anel de Solidariedade, promovida desde  2012 pela FMP/Fase, tem como objetivo arrecadar 140 garrafas pet de 2L cheias de anéis de lata (o equivalente a 90kg do alumínio), para a troca por uma cadeira de rodas. As cadeiras são doadas para instituições petropolitanas que se comprometem a emprestá-las a pacientes com algum problema de mobilidade. Os interessados em contribuir com a causa podem entregar o material no Centro Cultural da FMP/Fase  na Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).