Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Turismo

Parque Cremerie é reaberto ao público

Nesta última quarta-feira (2), o Parque Cremerie reabriu ao público depois de quase dois meses fechado. Durante este período, foram realizadas melhorias estruturais, como novas lixeiras, manutenção de mobiliário, pinturas nos bancos e piso dos passeios recuperado.

O local, que no ano passado recebeu 144 mil visitantes, volta a abrir seus portões para que os petropolitanos e turistas aproveitem sua extensa área verde, o parquinho infantil, quadra esportiva, Academia da Terceira Idade, churrasqueira, entre outras atividades que o espaço oferece – atividades de pedalinhos e nas piscinas ainda não estão disponíveis e o bar está autorizado a funcionar.

O parque havia sido fechado preventivamente pela Secretaria de Saúde, no dia 07 de março, por conta da confirmação de circulação do vírus de febre amarela em um macaco encontrado morto em uma rua próxima ao parque. Agentes da secretaria continuam realizando ações junto aos moradores do bairro frequentemente. A vacinação contra a Febre Amarela ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em 15 unidades de saúde da cidade, incluindo a UBS Quitandinha – unidade mais próxima ao parque.

A Academia da Saúde também foi reaberta após a desinterdição do espaço. O local que recebe em média 12 mil frequentadores por mês passou por manutenção e uma série de melhorias, como troca de lixeiras, pinturas dos bancos e recuperação do piso. Com o retorno das atividades, o município quer ampliar o número de alunos da academia que atualmente é de 300 pessoas reforçando umas das vertentes da promoção em saúde, prevenção de doenças e melhora na qualidade de vida que é a prática regular de atividades físicas.

O Parque Cremerie fica Estrada da Independência, s/nº – Quitandinha. Ele fica aberto de 8h às 17h, com entrada gratuita – apenas a utilização dos equipamentos é paga. As quatro churrasqueiras podem ser usadas dentro do horário de funcionamento do parque por R$ 10 (o uso é definido por ordem de chegada). Já a quadra esportiva pode ser alugada a R$ 20 por hora. Piscina e pedalinho continuam fechados.

Academias da Saúde promovem ações de prevenção e promoção da Saúde

O município conta com quatro Academias da Saúde: nos parques Cremerie e de Itaipava, além do Vale do Carangola e Castelo São Manoel onde são oferecidas aulas de ginástica, alongamento, danças, karatê, capoeira, artesanatos entre outras atividades, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. As inscrições para novos alunos estão abertas em todas as unidades. Para participar basta que o interessado apresente atestado médico, cartão do SUS e documento de identidade.

A coordenadora do programa Academia da Saúde, Márcia Verônica Ferreira explica que o trabalho das Academias da Saúde é fortalecido com o apoio de voluntários ampliando as atividades oferecidas com a realização de grupos de convivência, workshops e rodas de conversa.

 “Contamos com o apoio de muitos voluntários que estão contribuindo para o crescimento das academias e na oferta das mais variadas atividades. Esperamos em maio oferecer as práticas integrativas como yoga, acupuntura, florais, entre outros. Além dos exercícios, há cursos de artesanatos e manicure, onde o público pode aprender as técnicas e ainda aumentar a renda familiar, então os interessados em ser voluntário ou aluno da nossa academia podem nos procurar para unirmos forças em prol de mais qualidade de vida e bem-estar”, convida.

No município há 26.533 portadores de Hipertensão Arterial e 8.083 portadores de Diabetes cadastrados no Programa HiperDia da Secretaria de Saúde. Desses, 3.083 fazem uso de insulina. Para combater esses dados, o município tem reforçado a integração entre as unidades e postos de Saúde com as academias de Saúde. A adoção de hábitos saudáveis com uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas são essenciais para a Saúde do coração.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).