Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Petrópolis recebe deputados estaduais para discutir crise nas Faeterjs

Para debater propostas efetivas, encontrar alternativas para driblar a crise e ouvir as demandas das Faculdades de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, as Faeterjs, Petrópolis recebe uma edição do Supera Rio, que será realizado no dia 25 de maio, às 15h, na Faeterj Petrópolis. Com o tema: “As Faeterjs não podem fechar – por professores e verbas!”, o objetivo é alinhar junto ao poder legislativo ideias para que as unidades educacionais possam se reerguer e avançar.

Toda comunidade acadêmica das Faeterjs estão envolvidas com a organização, desde a direção, junto com professores, alunos e sociedade civil. Pautas fundamentais serão abordadas no Supera Rio, como a manutenção dos espaços utilizados pelas Faeterjs, liberação e transparência do orçamento destinado às unidades escolares da Rede Faetec, realização de novos concursos públicos para professores e a construção de autonomia para as faculdades.

Para o deputado estadual Wanderson Nogueira (PSOL-RJ), o evento é fundamental para que outros parlamentares tenham conhecimento sobre a grave crise enfrentada pelas Faeterjs. “Já realizamos o Supera Rio em diversas universidades estaduais do Rio de Janeiro, sempre com muita representatividade e parlamentares dos mais variados partidos. Com esse movimento conseguimos votar a PEC 47, que garante autonomia financeira para as universidades do estado. De forma suprapartidária queremos mostrar que as Faeterjs também tem pautas importantes e precisam de apoio para superar esse momento complicado. O objetivo continua sendo o mesmo: ensino público gratuito e de qualidade”, comenta.

A diretora da Faeterj Petrópolis Lucimar Cunha lembra que nos últimos anos, as Faeterjs experimentaram cortes brutais no orçamento, demissão maciça de terceirizados, estrangulamento de suas equipes administrativas e pedagógicas. “O Supera rio Faeterjs é uma oportunidade de darmos voz e visibilidade ao Ensino Superior da Rede Faetec, reconhecidamente exitoso em seu projeto de interiorização e expansão da oferta de cursos de graduação, numa perspectiva democrática. Independente de partidos políticos ou matizes ideológicas, todos concordam que não existe desenvolvimento econômico e social sem investimento real em educação, ciência e tecnologia. Por isso, precisamos juntos defender os investimentos necessários para consolidação e manutenção da educação superior pública realizada pelas Faeterjs.”

A organização do Supera Rio Faeterjs acontece em parceria com as instituições e sindicatos. “Consideramos a realização do Supera Rio Faeterjs fundamental para buscarmos saídas frente à crise que estamos vivendo. Precisamos de garantias e condições para que possamos exercer nossas funções públicas de ensino, pesquisa e extensão. Estas só podem ocorrer com custeio e autonomia garantidos pelo Estado”, frisou o presidente da AdesFaetecs, Gustavo Lopes.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).