Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Agenda cultural

Semana Nacional de Museus vai oferecer visitação gratuita, espetáculos com preços promocionais e mais

No dia 14 de maio começa a 16ª Semana de Museus com o tema “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. O Museu Imperial terá uma programação extensa, juntamente com mais de 1,1 mil participantes, que promoverão 3,2 mil eventos em 489 cidades de 26 estados, como visitas mediadas, palestras, oficinas, atividades educativas, exibição de filmes, dentre outras. A Semana tem como um de seus objetivos comemorar o Dia Internacional de Museus, que acontece no dia 18 de maio.

O tema deste ano indicado pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM visa promover a aproximação das instituições com seus públicos, tanto pelo viés tecnológico quanto por outras conexões.

As comemorações terão início na segunda-feira (14) e, apesar de o Palácio estar fechado para manutenção, o Museu Imperial realizará diversas atividades, dentre elas a décima edição do Curso de Atualização para Guias de Turismo. O curso terá duração de três dias e será destinado aos profissionais que possuem cadastro no Cadastur do Ministério do Turismo e têm interesse em conhecer Petrópolis de forma ampla para fornecer um atendimento de qualidade aos turistas que visitam a cidade. A programação do curso é variada e inclui palestras e visitas guiadas ao Museu Imperial além de outros pontos turísticos tradicionais da cidade. Na ocasião, também será oferecida uma visita técnica aos bastidores do museu, onde os participantes conhecerão o precioso acervo arquivístico, bibliográfico e museológico que não está exposto no circuito de exposição permanente, além do trabalho educativo desenvolvido pela instituição. Os guias participantes ainda poderão assistir ao espetáculo Som e Luz e à dramatização Um Sarau Imperial gratuitamente.

Às 9 horas, iniciará a IV Feira de Troca de Livros, que acontecerá das 9h às 12h e das 14h às 18h na Biblioteca do Museu Imperial. Os interessados poderão trazer exemplares de livros de temas variados, como: literatura, artes, história, infantil, infantojuvenil e autoajuda. A cada livro entregue, o participante receberá outro. Dicionários e enciclopédias não serão aceitos.

Já das 10h às 12h do mesmo dia, acontecerá a palestra “Museu Imperial Hiperconectado” com a museóloga e responsável pelo projeto Digitalização do Acervo do Museu Imperial  – DAMI  Muna Raquel Duras.

Dando continuidade à programação, no segundo dia, 15 de maio, acontecerão: o curso de guias, a IV feira  de troca de livros  e o lançamento da exposição online  “Os costumes da corte e das elites em Debret”, que poderá ser apreciada no endereço virtual: artsandculture.google.com.

Para a criançada, das 14h às 15h, haverá a contação de história do livro “O menino que aprendeu a ver”, de Ruth Rocha, que será seguida por oficina criativa. O evento, que é gratuito e aberto ao público, deverá ser previamente agendado junto ao Setor de Educação através do telefone (24) 22330345.

No dia 16, quarta-feira, além da continuação da IV feira de troca de livros, do curso de guias e da exposição virtual, o Museu Imperial oferecerá através do Setor de Educação “Telefone: conectando pessoas através dos tempos”. A atividade será dirigida para os alunos do 2º ao 4º ano e abordará a história do telefone no Brasil, com destaque para o telefone do gabinete de estudos de d. Pedro II. A participação, que será restrita a grupos escolares, é gratuita, devendo, no entanto, se fazer inscrição prévia junto ao setor de Educação.

O público ainda poderá usufruir da oficina de aquarela com a artista plástica Bia Penna, que esse ano terá como tema “O Imaginário do Palácio”. O evento acontecerá no jardim do Museu Imperial das 14h às 16h. Para participar o interessado deverá ser maior de 15 anos e realizar inscrição prévia, que já encontra-se aberta no site do Museu Imperial – www.museuimperial.gov.br

Para fechar a programação, à noite os visitantes poderão desfrutar dos espetáculos “Um Sarau Imperial”, às 18h30 e do “Espetáculo Som e Luz”, às 20 horas, com valores promocionais de R$8,00 e R$5,00 respectivamente. Também na quinta, sexta-feira e sábado os mesmos preços serão praticados.

Já no dia 17 quinta-feira, das 14h às 15h, o público infantil poderá conferir a contação de história do livro “Museu Desmiolado”, de Alexandre Brito. Posteriormente haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole. A participação é gratuita mediante inscrição prévia junto ao Setor de Educação.

No mesmo dia, das 14h30 às 17h, o publico poderá conferir gratuitamente na Biblioteca do Museu Imperial, mais uma edição do projeto “Fale-me de Petrópolis”. Dessa vez, a palestrante Alessandra Fráguas abordará o tema “d. Pedro II e suas conexões”.

No dia 18, Dia Internacional de Museus, além da visitação gratuita, o público poderá apreciar a exposição “Os Imigrantes e a formação de Petrópolis” que será inaugurada às 10h na Sala de Exposições Temporárias. Em seguida, às 11 horas, haverá os lançamentos da atividade educativa “Projeto Petrópolis” e da publicação Almanaque Petrópolis – nº VI, que abordarão a mesma temática da exposição temporária e serão destinados a alunos do ensino fundamental de Petrópolis. A entrada é franca, devendo haver agendamento prévio.

Fechando a programação do dia, das 21h às 24h, acontecerá a tão esperada visita “Uma Noite no Museu Imperial”. Na ocasião, os participantes que foram previamente selecionados mediante inscrição no site, participarão de um inovador evento promovido pelo Museu, onde além de participarem de uma visita guiada serão surpreendidos por atrações inéditas.

No sábado, dia 19 de maio, Miguel Berredo guiará a prática de meditação no Museu Imperial, às 10 horas, gratuitamente.

Finalizando a programação da 16º Semana de Museus, no dia 20 de maio, domingo, haverá a prática de yoga, às 9h30, no pátio do Museu Imperial e, mais tarde, às 16 horas, o concerto do Conjunto Anima e Cuore e da Orquestra e Coro da Universidade Católica de Petrópolis, que realizarão o III Concerto da Temporada 2018 no Cineteatro Museu Imperial. Os ingressos serão gratuitos mediante retirada antecipada na bilheteria do Museu Imperial.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).