Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Agenda cultural

Concerto neste domingo encerra a Semana Nacional de Museus

Fechando a 16ª Semana Nacional de Museus, neste domingo (20), o Cineteatro do Museu Imperial recebe o conjunto Anima e Cuore e o Coro de Câmara da UCP para o III Concerto da Temporada 2018, às 16h, sob a direção do maestro Antônio Gastão.  O evento é gratuito e os interessados já podem retirar seus convites na bilheteria do Museu.

A apresentação terá um repertório centrado em sua especialidade, a música da renascença e do barroco, com destaque para os compositores franceses. Além de canções, corais e danças instrumentais da renascença francesa, o programa inclui a bela e pouco conhecida cantata “Diane et Actéon”, para soprano solo, do barroco Joseph Bodin de Boismartier. Os presentes poderão apreciar também uma das sonatas para dois violinos do italiano Arcangelo Corelli e os cinco “Divertimentos Harmônicos” de Luís Álvares Pinto, importante compositor brasileiro do período colonial.

Conjunto Anima e Cuore – Fundado em novembro de 1986, possui em seu currículo diversas apresentações de sucesso, entre concertos didáticos destinados à comunidade universitária e eventos especiais. Formado por músicos voluntários e alunos bolsistas da universidade, o Conjunto possui um repertório extenso e variado, incluindo desde peças de compositores anônimos do período medieval até os grandes mestres do período barroco.

Destacam-se entre suas apresentações as temporadas de concertos que vem realizando regularmente no Museu Imperial, em Petrópolis, e um programa especial do conjunto, produzido pela Rádio UCP e apresentado pela Rede Nacional de Rádios Educativas. Iniciou, em 2008, o projeto de apresentar em seus concertos regulares todas as cantatas de igreja de Johann Sebastian Bach.

O Conjunto Anima e Cuore foi vencedor em 2014 do Prêmio Guerra-Peixe de Cultura, na categoria Música Clássica, pelo conjunto de concertos realizados na temporada 2013, no Museu Imperial.

Coro de Câmara da UCP – O Conjunto Anima e Cuore, desde a sua fundação, sempre contou com a participação de membros do Coral da UCP para a realização de obras vocais. Mais tarde, quando o conjunto instrumental ainda era basicamente formado por flautas, recebeu o acréscimo de um quarteto de cantores solistas ao conjunto. Com o surgimento da Orquestra da UCP e a subsequente participação de seus instrumentistas no conjunto, surgiu a necessidade de um grupo vocal maior, capaz de dar suporte às obras que passaram a ser apresentadas pelo conjunto. Foi assim que em 2010 surgiu oficialmente o Coro de Câmara da UCP, formado por uma seleção de cantores do coral universitário, que vem participando ativamente das temporadas de concerto e viabilizando o projeto de apresentação integral das Cantatas de Igreja de J. S. Bach.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).