Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Agenda cultural

Arraiá do Sesc Quitandinha acontece neste fim de semana

Neste fim de semana, o Sesc Quitandinha promove uma festa junina no entorno do lago. Não vão faltar barracas com comidas típicas e alternativas, brincadeiras, camarim caipira, quadrilha, recreação, feira de artesanato com produtos reciclados, teatro, shows, DJ e muita diversão em um ambiente ornamentado para manter as tradições populares.

No sábado (9), a festa vai rolar das 15h às 21h, com apresentação do grupo Dona Flô, às 18h. No repertório estão clássicos do forró e da MPB, como composições de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, João do Valle, Flávio José, Geraldo Azevedo, Bicho de Pé, Alceu Valença, Chico Buarque, Bicho de Pé, Forróçacana, entre outros.

Já no domingo (10), a festa começa mais cedo, a partir das 10h, com apresentação da Tribo de Gonzaga às 14h. Considerado um dos melhores grupos musicais petropolitanos, a Tribo apresenta um trabalho autoral, tendo o forró como matriz, mas ousando em razoáveis pitadas de rock e de pop. O arraiá acaba às 16h.

Ainda no domingo, às 11h acontece o espetáculo “Quadrilha” dos Mambembes, que é uma intervenção artística interativa. O cortejo de artistas traz consigo diferentes linguagens e expressividades corporais. Os personagens, oriundos das Quadrilhas (padre, xerife, noiva, senhorita), se entrelaçam em suas narrativas e se desenvolvem em divertidas histórias deste cenário folclórico brasileiro.

A Festa Junina do Sesc Quitandinha compõe o projeto do Sesc RJ chamado “O Nordeste é Aqui”, cujo objetivo é preservar as tradições nordestinas e refletir sobre sua importância para o Rio de Janeiro e o restante do país. Além das festas juninas nas unidades do Sesc pelo estado, a iniciativa conta com uma programação com cursos, oficinas, debates, shows e outras atividades alusivas à cultura nordestina. A programação completa, que se estende até dezembro, pode ser consultada em www.nordesteaquisescrj.com.br.

O ingressos é 1kg de alimento não perecível.

Confira a programação da unidade neste mês:

CURSO DE CROCHÊ – FLORES DA CAATINGA
06, 13, 20 e 27/06/2018 e 04 e 11/07/2018, às 13h30 | Salão das Convenções | Grátis
Oficinas com temáticas nordestinas.

CURSO DE BORDADO EM FELTRO
07, 14, 21 e 28/06 e 05, 12 e 13/07| Salão das Convenções |Grátis
Apresentação de diferentes recursos metodológicos, visando ao desenvolvimento de competências e habilidades na técnica trabalhada.

OFICINAS DE ARTES VISUAIS 
17 e 24/06, das 10 às 16h | Áreas do entorno do Lago Quitandinha | Doações espontâneas opcionais
Oficina de Xilogravura (técnica com materiais adaptados)

Música no Lago – Grupo Ziriguidó
17/06, às 11h | Área do Lago Quitandinha | Grátis
Com sede de ouvir e tocar um forró de qualidade, os alunos de Licenciatura em Música da Universidade Católica de Petrópolis, formaram o Grupo Ziriguidó. Com muita cautela e carinho, montaram um repertório rebuscado, indo desde clássicos nordestinos até releituras populares em ritmo agreste, deixando o estilo musical cada vez mais original. O Trio é composto por Edson Rangel (voz/violão), Andinho Carnevalli (zabumba/backing vocal) e Laio Simas (cavaquinho/backing vocal).

OFICINA DE XILOGRAVURA PARA CRIANÇAS
09, 10, 17 e 24/06, das 10 às 14h | Áreas do entorno do Lago Quitandinha | Grátis
A técnica da xilogravura é de grande popularidade no Brasil por conta das capas de cordel, sendo uma linguagem de múltiplas possibilidades de impressão da matriz, com diferentes pigmentos e suportes. Os participantes realizarão uma composição em baixo relevo na matriz de isopor, que receberá tinta por meio de um rolinho e posteriormente será carimbada na folha. As partes em baixo relevo ficarão sem pigmento e o restante da imagem ficará com tinta.

 

*Matéria atualizada as 16h

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).