Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Agenda cultural

Instrumentistas da Orquestra de Câmara do Fórum Itaboraí se apresentam neste sábado

Neste sábado (9), de 15h às 17h, os jovens instrumentistas integrantes da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí – OCPIT vão se apresentar em formações específicas e com repertórios próprios na I Mostra OCPIT, que acontece na sede do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, unidade da Fiocruz em Petrópolis.

Gratuita e aberta ao público, a Mostra é uma nova iniciativa pedagógica da Orquestra e será realizada duas vezes ao ano, ao fim de cada semestre. “Nosso propósito é fomentar a curiosidade musical e a reflexão acerca do processo da performance na música, envolvendo a pesquisa e a seleção de repertório, a escolha e a organização dos grupos, ensaios e a performance propriamente dita”, explica Paulo Sá, coordenador da OCPIT e professor da Escola de Música da UFRJ.

Criada em 2013, a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí é um projeto sociocultural que oferece oportunidade de formação orquestral, humanista e profissionalizante a alunos da rede pública de ensino de Petrópolis, idealizado e mantido pelo Fórum Itaboraí. Trata-se de um curso totalmente gratuito de música com duração de quatro anos, com aulas teóricas e práticas de três disciplinas: aula de instrumento, teoria musical e prática orquestral. “Somos uma instituição pública que atua na promoção da saúde e, assim, nossa missão é proporcionar caminhos e perspectivas mais saudáveis também para os nossos jovens, reduzindo as desigualdades e ampliando o acesso aos direitos. Por isso, através da Orquestra, trabalhamos para apoiar o desenvolvimento desses jovens como profissionais da área, para que possam não só se envolver com a música, mas terem-na também como profissão”, explica Felix Rosenberg, Diretor do Fórum Itaboraí.

E para apoiar os jovens e as jovens que manifestam e demonstram o interesse profissionalizante e a vocação para a música, o curso oferece também orientação pedagógica e preparação dos candidatos para o THE, o Teste de Habilidade Específica da Escola de Música da UFRJ. Trata-se de uma avaliação de aptidão e de conhecimentos básicos de música, incluindo teoria musical, solfejo, ditado rítmico e melódico, leitura à primeira vista, entre outros. Atualmente, a OCPIT é formada por 22 jovens músicos petropolitanos e, em seu quinto ano de existência, comemora ter dois de seus instrumentistas, que já concluíram o ciclo do Projeto, cursando o ensino superior de música, no curso de Licenciatura em Música da UFRJ. “Inclusive, para aqueles que pretendem fazer o THE, recomendamos que o repertório a ser apresentado na Mostra incorpore o que será apresentado no teste”, indica Paulo Sá.

Cada apresentação da I Mostra OCPIT terá três minutos de duração, em formações de grupo ou individuais (à escolha dos participantes). Elas serão apreciadas e avaliadas por um júri, formado pelos pais e familiares responsáveis dos jovens, que deverão eleger os vencedores do primeiro ao terceiro lugar.

“Temos muitos desafios. No que diz respeito ao campo das metodologias de ensino, o processo de transformação da mentalidade é lento, há muitos ‘pré-conceitos’ e a chamada música ‘clássica’ representa algo muito distante para os jovens, muitas vezes difícil de entender por conta do tratamento apurado e da elaboração mais racional em relação ao que é massivamente oferecido pelos meios de comunicação. E aqui, não formamos instrumentistas. Não somos uma espécie de conservatório nem uma espécie de ONG cultural. Nosso desafio é formar bons ouvintes, formar boas plateias e bons músicos no sentido mais amplo. A I Mostra OCPIT está alinhada com esta proposta”, conclui Paulo Sá.

O Fórum Itaboraí está localizado à Rua Visconde de Itaboraí, 188 – Valparaíso.

Serviço

Fórum Itaboraí – Fiocruz

Rua Visconde de Itaboraí, 188 – Valparaíso – Petrópolis- RJ

Tel.: (24) 2246-1430

[email protected]

www.forumitaborai.fiocruz.br

www.facebook.com/forumitaborai

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).