Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Cidade

Circuito Petrópolis Ecosol promove feiras com produtores locais de diversos segmentos

Nos dias 16 e 17 de junho, o Circuito Petrópolis Ecosol estará em Nogueira, das 10h às 17h. O Circuito absorve diversos produtores, artesãos, artistas plásticos, artistas, alimentação, flores, artigos de confecção e moda.

O Circuito Petrópolis Ecosol é uma ferramenta para escoação de produtos locais, amparada pela lei 7.507, que fala do Sistema Municipal de Economia Popular Solidária e é organizado pelo Fórum de Economia Popular Solidária de Petrópolis, em uma ação com diversas parcerias de conselhos municipais e da própria Prefeitura, além da Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária de Petrópolis.

Nestas feiras, além de atrativos turísticos e culturais locais, você pode adquirir produtos diretamente de quem os faz, contemplando diversos segmentos como artesãos, artistas populares, alimentação, agricultores com plantas, flores, temperos entre outros. O grande diferencial se dá pela adesão ao Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário, onde se vende a preços justos, sem maximização do lucro, apenas o suficiente para manutenção da qualidade de vida dos produtores. Outro diferencial é a proposta solidária de uma nova alternativa econômica onde não existem patrões e nem empregado, sendo as formas de produção e prestação de serviços feitas a partir da cooperação e as riquezas produzidas divididas entre seus participantes.

Além disso, o Circuito não tem “dono” não existe um organizador que cobra o espaço e assim lucrando em cima dos produtores, partindo então, do princípio da igualdade, fraternidade e da autogestão, onde todos são responsáveis para que o evento seja coletivo e dê certo.

O Circuito faz parte de um programa municipal, chamado PODES – Programa de Desenvolvimento Econômico Solidário, iniciado e continuado pela ONG Raízes do Ofício, sendo esta uma Entidade de Apoio, Fomento e Assessoria a Economia Popular Solidária do Município. O projeto também tem um cunho social voltado para pessoas assistidas por programas de benefícios sociais no intuito de fazer com que elas de fato possam ter condições de prover seu sustento e sua libertação econômica.

Foto: reprodução / Facebook: forumecosolpetropolis

Um Comentário

  1. Que projeto bacana este circuito Petropólis Ecosol. São iniciativas assim que precisamos divulgar e incentivar.
    Parabéns aos organizadores e à equipe Acontece em Petrópolis pela divulgação!

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).