Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Agenda cultural

Mostra retrata artistas da MPB em telas feitas com spray

Até o dia 29 de junho, o artista Rodrigo CB realiza sua segunda exposição solo no Espaço Cultural da InterTV, chamada “MPB sobre tons”. A mostra reúne 12 telas feitas com spray e marcador sobre canvas, retratando, com estilo próprio, artistas da MPB.

“Pintar rostos nunca foi o meu estilo preferido, aliás, era algo que eu não gostava de fazer, mas encarei esse desafio e há muito tempo venho me preparando e estudando uma forma de retratar pessoas sem sair de meu estilo, usando muitas cores e formas especialmente desenhadas. Os artistas foram escolhidos por terem canções que me marcaram em algum momento”, comenta Rodrigo CB.

As fotos escolhidas foram baseadas em fases musicais destes intérpretes nas fases em que marcaram a vida do expositor, por isso alguns são retratados mais jovens e outros em momentos atuais. Os artistas homenageados são Tim Maia, Elis Regina, Luiz Gonzaga, Rita Lee, Raul Seixas, Cássia Eller, Noel Rosa, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Belchior, Cazuza e Tom Jobim. O Espaço Cultural fica na Rua da Imperatriz, 327.

Últimos dias para conferir a exposição “Guignard sob Terra” no Centro de Cultura

Quem ainda não conferiu a exposição “Guignard sob Terra”, da artista Marta Bonimond, no Centro de Cultura Raul de Leoni, tem até este sábado (16). A mostra traz, em forma de arte, uma crítica ao rompimento de uma barragem na cidade de Mariana, em Minas Gerais, em 2015, que mudou a vida dos moradores da região. São oito trabalhos, de diferentes estilos, que contam a história do episódio. Um painel com informações sobre a tragédia e um rolo de papel para que os visitantes possam deixar suas impressões da mostra também fazem parte da exposição.

“Meu objetivo foi chamar a atenção, artisticamente, para esse episódio, que foi uma das maiores catástrofes do Brasil. É uma maneira de, pela arte, com um trabalho bonito, mostrar essa tragédia anunciada, que destruiu a vida de inúmeras famílias. Foi uma forma de colocar a minha indignação pra fora”, frisa a artista.

Entre os trabalhos que chamam mais atenção estão quatro caixas de acrílico, com imagens de Alberto da Veiga Guignard, pintor e professor conhecido por retratar paisagens mineiras. Dentro das caixas, a artista usou técnicas mistas preenchendo espaços com terra e entulho, representando a tragédia. Um painel mostrando a história da mineração no Brasil, com informações sobre o rompimento de outras barragens também fazem parte da mostra, assim como outros trabalhos em pintura.

Marta Bonimond, que também é professora da UFRJ, já expôs no Rio de Janeiro e em outras cidades, como Rio das Ostras, e dirigiu diversos espetáculos. Ela é aluna das aulas de pintura da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

A mostra “Guignard sob Terra” está no Espaço Alternativo, aberto ao público de segunda a sexta-feira, de 10h às 17h. E sábados de 13h às 17h.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).