Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Bauernfest começa nesta semana com expectativa de aumentar em 10% o público do ano passado

Já começaram os preparativos para a Bauernfest, que tem início na próxima sexta-feira (22) e vai até o dia 1º de julho, no Palácio de Cristal e diversos outros pontos do Centro. Entre as novidades deste ano, destacam-se a chegada das cervejas artesanais ao núcleo do evento, novos atrativos, Palco Brasil com transmissão dos jogos da seleção na Copa, expansão para Itaipava, entre outros.

O evento deverá ter um consumo de 130 mil litros de chope e 8 toneladas de salsichão. A expectativa da prefeitura é superar em 10% o número de público do ano passado, quando Petrópolis recebeu mais de 320 mil pessoas no período da festa. Hotéis e pousadas do Centro Histórico já chegam a 80% de ocupação para os fins de semana da festa.

Quem passa pelo Palácio de Cristal e pela Rua Alfredo Pachá já consegue observar a movimentação com a montagem do palco principal da festa e as barracas que vão receber comidas típicas alemãs, artesanato e, claro, muita cerveja. Nesta edição, após sancionada a lei que regulamenta a autorização do espaço que fica no entorno do Palácio (intramuros), para que receba apenas empresas petropolitanas, o núcleo do burgo alemão terá uma grande barraca, que será dividida entre as marcas de cerveja artesanal de Petrópolis. Os cervejeiros locais também vão fornecer a bebida para as barracas de comidas típicas que ficam no espaço dentro das grades do atrativo.

desfile de luzesEntre os pontos altos da festa, além da gastronomia, estão os desfiles. Sucesso no ano passado, o Desfile de Lanternas fará parte novamente da programação, no feriado do dia 29 de junho, às 19h30, saindo da Igreja Luterana, na Avenida Ipiranga, e terminando na Rua Alfredo Pachá. Nos dois domingos do evento, dias 24 de junho e 1º de julho, haverá desfile pelas ruas do Centro, a partir de 10h, com participação de famílias de descendentes dos colonos e grupos folclóricos.

A programação ainda vai contar com bandas, orquestras, danças, contação de história e oficinas gastronômicas. Além disso, a festa vai contar com 40 barracas, sendo 30 divididas entre alimentação, bebidas, souvenir e fotografia e 10 destinadas ao artesanato local, espalhadas pelos jardins do Palácio, pela Rua Alfredo Pachá, e a Praça da Liberdade. Do dia seguinte à abertura em diante, elas abrem a partir de 10h.

Para os amantes da cerveja, o concurso de chope a metro acontece todos os dias (exceto no dia da abertura) à noite, com a grande final no encerramento da festa. Já os que preferem os esportes poderão participar dos Jogos Germânicos, que acontecem na Praça da Liberdade, com diversas modalidades. Ainda nesse clima, o telão instalado no Palco Brasil, na Praça, vai transmitir os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo.

Após o período oficial da festa, Petrópolis este ano estará “vestida” de Bauernfest também nos distritos. O Parque Municipal, em Itaipava, vai receber a Jugendbauernfest, entre os dias 5 e 8 de julho, com atrações musicais, danças folclóricas, comidas típicas, chope e cerveja artesanal. Com a palavra Jugend, que significa juventude em alemão,o objetivo é atrair os mais novos para ajudar a manter a preservação da tradição germânica na cidade.

Público deve aumentar este ano

Só de ônibus de turismo, Petrópolis espera receber mais de 450 veículos para esta edição da Bauernfest. Alta temporada do setor na cidade, por causa do friozinho da Serra e o período de férias, a cidade espera ocupar quase 100% dos leitos de seus hotéis e pousadas, principalmente durante os dois fins de semana da festa. Mais de uma semana antes da festa, a média da ocupação hoteleira mostra que hotéis e pousadas do primeiro distrito já estão com cerca de 80% dos leitos ocupados para os fins de semana de 23 e 24 de junho e 30 de junho e 1º de julho.No ano passado, a Bauernfest movimentou R$ 40 milhões em 10 dias de festa.

“Já temos reservas em hotéis para a festa desde o ano passado. Esse é um evento que muitos turistas aguardam por ele, recebemos pessoas do Brasil inteiro. Estamos trabalhando para dar ainda mais qualidade à festa esse ano e, com isso, aumentar os resultados. Mas temos certeza de que, novamente, a Bauernfest será um sucesso”, explica o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).