Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Teatro

Espetáculo Mundo Cão terá parte da renda revertida para ajudar cães e gatos abandonados

Neste domingo (24), o espetáculo Mundo Cão ou A Incrível História do Cão Sem Nome se apresenta no Theatro Dom Pedro, às 17h. A peça é uma comédia musical infantil que tem como objetivo alertar as pessoas sobre posse responsável, direito dos animais e meio ambiente. Parte da renda da peça será revertida para grupos de proteção independentes, que cuidam de cães e gatos abandonados em Petrópolis. Quem levar 1Kg de ração paga meia-entrada.

A rua, lembranças e muita confusão. É neste ambiente que se passa a história de Amigo, um cachorro vira-lata que sempre teve o sonho de ser adotado por alguém que o acolhesse com amor, carinho e atenção. Após o primeiro abandono, conhece Pelúcio e Cat, cão e gata que compartilham com o personagem principal muitas trapalhadas e a vontade de sair das ruas.

O espetáculo surgiu da experiência da atriz que faz o “Amigo”: “Desde que adotei quatro cães há alguns anos, comecei a me preocupar com a quantidade de animais abandonados nas ruas. Percebi que era necessário explicar para as pessoas que os animais são seres sencientes, ou seja, sentem medo, frio, dor, como nós seres humanos e que não devem ser descartados como objetos. Daí veio a ideia de contar isso de maneira divertida para as crianças, que são a semente de uma nova consciência “, explica Luciane Fortunatto.

A atriz que faz a personagem Cat também é veterinária na vida real e confirma a preocupação de Luciane. “No meu dia a dia, vejo o quanto faz falta a informação na população de que se ter um pet é um compromisso de posse responsável por 10 a 15 anos e que a castração é algo importante para o controle da população de rua, a fim de evitar doenças, além de passos básicos como cuidado com ração, água, vacinas anuais e vermífugos para promover a saúde em família”, conta Priscila Mesiano, que ao final do espetáculo abre um bate-papo com o público para tirar dúvidas das crianças.

De acordo com o diretor Paulo Marcos de Carvalho, que faz parte da diretoria do Sindicato dos Artistas do Estado do Rio de Janeiro (SATED) e trabalha com teatro há mais de 20 anos, a proposta  é construir a encenação a partir da partitura física dos atores tendo como premissa a experimentação acerca da ação dramática. “O intuito é criar uma cena dinâmica e ágil, utilizando-se de linguagem narrativa, técnicas de contação de história, bom humor para suavizar a temática, além de  atores e bonecos a fim de propiciar uma interação e uma comunicação mais direta com a plateia”, complementa.

A trilha sonora original especialmente composta pelo músico Lu de Oliveira para o espetáculo é executada ao vivo, contribuindo de forma efetiva para ressaltar os aspectos lúdicos contidos no texto. A peça conta ainda com o ator, circense e mágico Nathan Cardoso. Os figurinos são da premiada profissional Raquel Theo.

Serviço

Local: Theatro Dom Pedro – Praça dos Expedicionários, s/n

Data: 24 de junho (domingo)

Horário: 17h

Ingressos: R$30,00 (inteira) / R$15,00 (meia-entrada)

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).