Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Movimento no primeiro sábado de Bauernfest supera as expectativas

Até o final da tarde deste último sábado (23), mais de 40 mil pessoas passaram pelos espaços oficiais da 29ª Bauernfest, superando as expectativas do município. O movimento ultrapassou as grades do Palácio de Cristal, coração do evento, e se espalhou por toda cidade com os visitantes lotando a Rua Teresa, o comércio do Centro e até dos distritos, como Itaipava. Além dos pontos turísticos, como Museu Imperial e Museu Casa de Santos Dumont. Este último, por exemplo, recebeu 977 visitantes. Em outros sábados sem evento, a Encantada costuma receber de 400 a 600 pessoas.

Rua Teresa

Com ocupação hoteleira de quase 100% no Centro, é esperado um público de mais de 320 mil pessoas nestes 10 dias de Festa do Colono Alemão. A expectativa é de receber 450 ônibus de turismo durante o período da festa, vindos de cidades da região metropolitana do Rio, de Minas, Centro-Sul Fluminense e região dos Lagos. Boa parte dos grupos chegou já na manhã deste sábado.

Na Rua Teresa, a expectativa do comércio é de que o movimento aumente em cerca de 30% no período da Bauernfest. O polo de modas criou uma “mini festa” inspirada na Festa do Colono Alemão na rua e também disponibilizou transporte exclusivo, grátis, para clientes Bauernfest x Rua Teresa.

“Vim passar o dia em Petrópolis. Cheguei cedo, já andei na Rua Teresa e estou indo para a Bauernfest. É a minha primeira vez na cidade e estou adorando”, disse a engenheira Luciana Souza Soares, do Rio de Janeiro.

Outro polo de compras, a Rua 16 de março também esteve lotada na manhã deste sábado. A rua entrou no clima da festa com decoração e programação cultural inspirada nas tradições germânicas. Já nos restaurantes, há a expectativa de aumentar em até 40% o movimento. Polos gastronômicos, como o Valparaíso Gourmet preparam cardápios especiais com pratos típicos da culinária alemã.

Receita de banana com farofa ganha o Concurso de Cuca

Dentro do Palácio de Cristal – o coração da festa, o concurso de melhor cuca da festa foi um dos destaques da programação. Sete candidatas concorriam à melhor receita alemã e, no final, a cuca da cozinheira Patrícia de Souza, com recheio de banana com farofa, foi a vencedora. Ela ganhou um jantar para duas pessoas no restaurante Bordeaux.

“É uma receita da minha avó. Sempre via ela preparando e aprendi com ela. Já tinha participado no ano passado, mas não ganhei. Então pra esse ano mudei o modo de preparo e consegui vencer. É muito legal esse tipo de concurso, sempre participo”, disse ela, lembrando que a delícia foi preparada no forno a lenha, como antigamente.

O concurso é uma forma de manter e preservar as tradições germânicas em Petrópolis. Ele foi acompanhado por turistas e petropolitanos que, ao final, ainda puderam provar um pedacinho das delícias. “Sou descendente alemã e adoro preparar cucas. Estou gostando do concurso”, disse a aposentada Enê Gheren.

Os seis palcos oficiais da festa contaram com programação durante todo o dia. As danças folclóricas começaram no palco Koblenz, nos jardins do Palácio, por volta de 14h, assim como a programação do Engelberto Seiler, no interior do atrativo, e do Biergarten, na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia). No Espaço Tanzen, no clube Petropolitano, os show começaram à noite.

Para o secretário da Turispetro, Marcelo Valente, esta deverá ser a melhor edição dos últimos anos. “O movimento já nos surpreendeu nesses primeiros dois dias. Temos certeza de que será um sucesso”, disse.

Neste domingo (24), o destaque será o desfile folclórico, a partir de 10h, saindo da Rua da Imperatriz, no Centro, próximo ao portão do Museu Imperial. Mas a programação continua até a noite em todos os palcos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).