Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Evento no polo tecnológico lança três parcerias que trazem programas de financiamento aos municípios serranos

Nesta quarta-feira (11), o “Investimento em Startups: da inovação ao desenvolvimento” no Parque Tecnológico, promovido pelo Distrito de Inovação da Serra (DIS) e pelo Serratec, que tem como objetivo debater o fomento ao empreendedorismo como solução para o mercado e o que os investidores buscam hoje nas startups. O evento marca um novo momento para o ecossistema de inovação local, trazendo o lançamento dos programas Startup Rio Serra, Sai do Papel (pré-aceleração e aceleração) e, ainda, os Programas de Aceleração da Firjan.

Cada programa possui critérios próprios e definidos de seleção e condução dos projetos de startup ao investimento. O empreendedor e, também, o investidor interessado poderão participar gratuitamente para entender as oportunidades existentes de negócios. O encontro acontece a partir de 14h, no auditório do Serratec, no Quitandinha.

O Programa Startup Rio da Serra é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTIDS), o DIS e o Serratec, com o objetivo de replicar na serra o sucesso do Startup Rio, programa da FAPERJ apoiado pelo Sebrae, que atualmente investe até R$ 95 mil por empresa. Essa iniciativa é aderente ao Programa Rio Estado Inteligente da SECTIDS, que visa promover soluções de “smartcities”, com foco em mobilidade urbana, segurança, saúde e educação, utilizando tecnologias, como big data, inteligência artificial, realidade aumentada e internet das coisas.

Já os Programas da Sai do Papel atendem a dois perfis de empreendedores diferentes, selecionando tanto startups locais que já tenham validado seu modelo de negócios junto ao mercado quanto projetos que ainda estão na fase de ideação. A proposta para o Programa de Pré-Aceleração em parceria com o DIS da Sai do Papel é uma das poucas iniciativas privadas com este foco de ação, uma vez que a maioria dos investidores “seed” já buscam startups mais maduras.

Parceria entre o Dis e o Serratec

O lançamento dos Programas marca também a primeira ação conjunta entre o DIS e o Serratec, que estão trabalhando na consolidação de um hub serrano para a promoção do empreendedorismo local através da geração de inovação e tecnologia própria.

“Acreditamos que este será um grande divisor de águas para o empreendedorismo e desenvolvimento econômico sustentável da região serrana. Por isso é tão importante estudar a vocação econômica da região, engajando os pesquisadores das faculdades locais”, avaliou Luis Fernando Pessoa, CEO do DIS.

O vice-presidente do Serratec, Alexandre Macedo, é outro entusiasta do movimento. “Todas as empresas do Serratec estão envolvidas com o evento e vamos oferecer as condições necessárias para que seja um sucesso! Somos os primeiros a incentivar a promoção de qualificação e iniciativas de fomento à inovação”, disse.

O Parque Tecnológico fica na  Av. Afrânio de Melo Franco 333, no Quitandinha.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).