Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Agenda cultural

Petropolitanos da Gotam CRU & Os curingas se apresentam com o Emicida neste sábado

Neste sábado (21), a banda petropolitana Gotam CRU & Os Curingas se apresenta no Festival Sesc de Inverno, dividindo o palco do teatro mecanizado do Quitandinha com o Emicida, às 21h. Os ingressos para a atração já estão esgotados.

O grupo que prepara seu primeiro EP – Tributo Ao Original, lançou em março o lyric video de “2 mil e DezeSelva (No país do golpe)”, que retrata o período conturbado da política brasileira, e teve repercussão nacional, quando o portal Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim, compartilhou o vídeo em seus canais.

Desde 2012, a Gotam CRU & Os Curingas trabalha um repertório bem característico, desenvolvendo a poesia do Rap com instrumentais influenciados pela música negra latino – americana. E ao longo desses anos, se apresentou em grandes festivais, como o Utopias, em Maricá, no qual, em 2016 abriu o show dos Racionais MCs para mais de 10 mil pessoas. Ou na Bienal da UNE de 2015, onde para mais de 30 mil pessoas, nos arcos da Lapa, abriu o show de Criolo. Em Petrópolis a banda vem conquistando um público cada vez mais diversificado, e enchendo casas de show e praças da cidade, seja no Solstício do Som, como também, no Carnaval da Liberdade, que, em fevereiro deste ano, mais de cinco mil pessoas vibraram ao som de raps, maracatus, marchinhas, e funk carioca.

Emicida trará ao evento o show de seu primeiro DVD, gravado no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Ele cantará as músicas mais célebres da sua trajetória musical de mais de dez anos.

Mas antes, às 19h, a Grooveria agita o palco do Café Concerto. Pede-se um quilo de alimento, que será revertido para as instituições parceiras do Mesa Brasil. Com trajetória de 16ª nos, eles cantarão sucessos do álbum “Moto Contínuo”, o terceiro do coletivo musical criado e comandado pelo baterista, compositor e arranjador Tuto Ferraz. Releituras dançantes de clássicos da MPB e composições próprias que misturam influências do samba e da black music resultam em uma receita musical aprimorada a cada nova apresentação.

Contação de História

Uma pausa no corre-corre cotidiano para ouvir história, sentir o corpo e refletir sobre o tempo. Voltada para crianças, a oficina foi concebida com o objetivo de aguçar os sentidos do corpo para que o participante descubra a poesia presente no cotidiano, tornando a vida mais leve, inteira e feliz. Essa é a proposta da oficina “Corpinho poético”, que as educadora e escritoras Danielle Borges, e a pedagoga, escritora e contadora de histórias, Helena Lima, ministram no Sesc Quitandinha, gratuitamente, às 11h. No mesmo horário, a Praça de Nogueira recebe uma Intervenção Poética, com performances de Brenda Lima e Sabrina Azevedo. Ainda para as crianças, às 14h haverá a Contação de A Mala Que Fala, na Sala das Crianças.

Lançamento de Livro

“O Feitiço virou contra a feiticeira”, título infanto-juvenil, é o primeiro título lançado por Marcela Castro Alves. A história retrata a aventura da cachorrinha e das duas meninas. “A intenção é a de despertar nos leitores uma reflexão sobre a importância do respeito com os animais. Quando estamos dispostos a ajudar alguém, recebemos o bem de volta. É uma história feita de atitude, coragem e amor.

No mesmo horário, às 15h, na Biblioteca do Sesc Quitandinha, também será lançado o livro “A Moça Artista do Topo do Morro”. Quem está à frente dessa imensidão de sonhos é a pedagoga com mais de 20 anos de experiência em sala de aula, editora, e autora dos livros da Lago, Helena Lima. A personagem da menina Amanda fala de coisas tristes ou difíceis – a morte, a tensão social, dogmas religiosos – com leveza e graça. E ensina que tudo pode ser dito e feito quando se tem um pincel, uma caneta ou uma câmera nas mãos. É o poder delicado e consolador da arte.

Filmes

Aproveitando a tarde dedicada aos pequenos, às 14h tem apresentação do filme Peixonauta, no Salão das Convenções, do Sesc Quitandinha. Já no Chalé do Sesc Nogueira a apresentação será do filme Historietas Assombradas, às 17h.

Atividades de Assistência

Diversas áreas do Sesc RJ participam com atividades no Festival de Inverno deste ano. Em Nogueira, terá entre muitas outras ações, Oficina de Danças Brasileiras, Oficina de Brinquedos com Reaproveitamento, Oficina de Artesanato brasileiro, Oficina  de criatividade pais e filhos e Ação com Idosos – Tapete Antiquedas além de Arte na Praça. No Quitandinha, a área de Assistência programou Oficina de Artesanato Brasileiro, Oficina Brinquedos com reaproveitamento, Arte na Praça entre outros.

Exposições permanentes

Entre os dias 20 de julho e 29 de julho (com exceção do dia 23), os moradores de Petrópolis e turistas poderão conferir, gratuitamente, as diversas exposições presentes no Sesc Quitandinha abertas das 10h às 21h30. Na exposição “As imagens que me representam”, no Hall Monumental, os olhares sensíveis revelam a poética e a espontaneidade contidas nas expressões dos idosos que, ao longo do ano de 2018, vêm participando das ações do projeto Sesc+Vida. Neste período foram realizadas vivências de consciência corporal e estímulo ao bem estar, à expressão e a criação, com participações em encontros e cursos voltados às manualidades.

Já a Exposição Novos Olhares, do Salão Roosevelt, mostra o vigor e a abrangência dos artistas de Petrópolis, através de olhares, novos em diversos aspectos, que perpassam a história e seus mitos, a natureza, questões sexuais, pessoais, sociais e culturais respondendo ao desafio propostos originalmente: que esta exposição seja estímulo ativo para outros tantos novos olhares na busca por novos horizontes, territórios e encontros.

A Sala de Exposições recebe a mostra “Dentro Do Brasil Cabe O Mundo”, que sugere uma visão de um Brasil construído pelo olhar da Cultura.  A partir das obras e dos olhares estéticos dos diferentes artistas, de diversos estados brasileiros, a exposição busca apresentar novas narrativas, não tratadas pela oficialidade, e possibilitando ao público conhecer naturezas desconhecidas dos contextos socioculturais do país.

Dentro dessa exposição, às 15h, na Sala Dom Pedro, seminário com Ailton Krenak, Eduardo Viveiros de Castro e Eliane Potiguara (Mediadora). Ás 17h, é a vez de conversa com Roberta Estrela D’alva, Zé Celso Martinez Corrêa e Beatriz Azevedo (Mediadora). A programação completa de todas as linguagens, cidade e locais está em www.festivalsescdeinverno.com.br.

Mais em:

Saiba tudo sobre o Festival Sesc de Inverno na nossa página especial

Palácio de Cristal é um dos palcos do Festival Sesc de Inverno

Festival Sesc de Inverno contará com atividades para crianças

Shopping Vilarejo recebe atração do Festival Sesc de Inverno neste sábado

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).