Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Peça infantil e Ziriguidó entre as atrações do Vilarejo neste sábado

Neste sábado (28), o Shopping Vilarejo, em Itaipava, volta a ser palco de atrações do Festival Sesc de Inverno.

Logo de manhã, às 10h30, o premiado espetáculo infantil “Nas Águas da Realeza – Uma Viagem pelo Velho Chico”, da Satura Companhia de Teatro. Com texto de Viviane Noel e direção de Simone Gonçalves, os personagens dão vida às tradições e lendas que existem em torno do “Velho Chico” ao longo de todo trecho percorrido, passando pela Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas onde desemboca no mar. A montagem retrata os mandos e desmandos da rainha de toda a região, a Lindorréia, vivida por Renata Garcia. Ela viaja pelos estados por onde o “Velho Chico” passa, acompanhada de seu Bobo da Corte que, interpretado por Fred Justen, tenta conscientizar a rainha da importância do cuidado com o Rio São Francisco.

Juntos, a rainha e o bobo da corte vão tecendo histórias, outros personagens vão surgindo para contar as tradições, lendas e a cultura de cada estado por onde passa o rio.  O público de todas as idades se envolve com a história, que de forma lúdica, tem como mensagem central o cuidado e o respeito com Rio São Francisco e ainda, faz um alerta sobre a importância da preservação do meio ambiente.

À noite é a vez da banda Ziriguidó botar todo mundo para dançar, às 22h.

O nome da banda foi criado despretensiosamente a partir de uma onomatopeia dita em sala de aula pelos alunos do curso de Licenciatura em Música da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), porém, a banda foi estudar a estrutura da palavra e temos: ZIRI, uma palavra de origem espanhola que significa dinastia de reis e GUIDO, de origem teutônica que significa da floresta, dos bosques. O grupo gostou do significado e chegou em cena a Ziriguidó, formada por Edson Rangel (vocalista e violonista, Andinho Carnevalli (zabumbeiro e backing vocal) e Laio Simas (cavaquinista e backing vocal).

Com sede de ouvir e tocar um forró de qualidade tendo como base grandes nomes da MPB sendo eles: Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Luís Gonzaga, Jackson do Pandeiro, entre outros, os alunos de Música da UCP se reuniram e em 2017 e montaram um trabalho voltado para esse estilo musical.  As ideias foram nascendo, os arranjos foram se encaixando e o estilo foi sendo moldado ao som de violão, cavaquinho, zabumba e triângulo. Com muita cautela e carinho montaram um repertório rebuscado indo desde clássicos nordestinos até releituras populares em ritmos do agreste, deixando o estilo musical cada vez mais original. E é esse repertório que vai ser apresentado no show, que faz parte da programação oficial do Festival Sesc de Inverno, e é realizado também no Shopping Vilarejo.

Foto: reprodução Facebook Vilarejo Itaipava

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).