Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Núcleo de policiamento de áreas turísticas vai ser instalado em Petrópolis

Neste mês, a Polícia Militar vai começar a instalar um Núcleo Descentralizado de Atendimento ao Turismo (Nudat) em Petrópolis. Agentes do 26º Batalhão vão participar de um estágio no Rio e, em seguida, irão iniciar o projeto na cidade. O mesmo treinamento será dado para homens da Guarda Civil. A intenção é implantar esse serviço como forma de experiência para que o comando estadual do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) possa criar, com auxílio da Turispetro, um curso no município voltado para formação de agentes para esse trabalho.

A primeira turma terá três agentes do 26º BPM e até dois da Guarda Civil. O estágio de uma semana começa no dia 13 de agosto e acontecerá com mais três turmas nas semanas seguintes. Esse formato foi escolhido para não atrapalhar o trabalho do batalhão no dia a dia.

“No Rio, a parceria com Guarda Municipal é muito grande e nós queremos repetir isso. O que nós percebemos na formação dos policiais para esse trabalho de atendimento em áreas turísticas é que ele já tem essa expertise, então o que a gente quer é despertar isso”, disse a comandante do BPTur, Luciana Rodrigues de Oliveira.

Após esse estágio, os agentes começam a trabalhar diretamente no atendimento ao turista nos principais pontos de visitação da cidade. A experiência desses homens na rua será somada a informações que a Turispetro vai fornecer ao BPTur para que Petrópolis também tenha um curso voltado para formação de agentes para esse serviço. O BPTur vai levantar junto ao município detalhes sobre calendário, público e rotina dos visitantes para oferecer na cidade um curso que seja completo e adaptado à realidade do município, como existe atualmente na capital.

A criação de Núcleo Descentralizado de Atendimento ao Turismo integra o “Plano Estadual Integrado de Segurança Pública para procedimentos em Áreas Turísticas”, apresentado em junho pelo secretário estadual de Segurança, general Richard Nunes, no Rio, em um evento com participação da Turispetro. Ainda em junho, esse projeto foi destacado em um encontro do setor turístico com o comando do BPTur na Cervejaria Bohemia.

O subcomandante do 26º BPM, Thiago Sardinha, acredita que o projeto terá grande sucesso em Petrópolis porque, além da integração do trabalho entre as forças de segurança no município, a população também é aliada.

“Nossa cidade trabalha de forma muita próxima com a população, a gente sente o apoio que vem da sociedade, que tem o viés de vestir a camisa da segurança por aqui. Por Petrópolis ser um dos maiores destinos turísticos do Rio, é importantíssimo ter esse projeto”, afirmou.

Chefe do setor de ensino da Guarda Civil, Leandro da Silva, participou de uma reunião nesta semana para acertar os detalhes da implantação do Núcleo. Ele lembrou de ações já adotadas na cidade para garantir segurança e tranquilidade para o turista em Petrópolis, como o uso do Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop), que possui 56 câmeras espalhadas em 46 locais da cidade.

“No ano passado, nós já tínhamos reativado a Ronda Turística, com guardas passando pelos principais atrativos da cidade. E agora a cidade tem à disposição a central de monitoramento, que é mais uma ferramenta a ser usada também para o visitante. As imagens podem ajudar, por exemplo, a garantir que uma área de desembarque de ônibus de turismo não será utilizada por outros veículos”, lembrou.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).