Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Dança típica do “Bon Odori” é uma das atrações do Bunka-Sai

Nesta quinta-feira (2), as atrações do Bunka-Sai começam cedo. Haverá um Mini Undokai (gincanas japonesas), às 14h30, oficina de mangá, às 18h, e Bon-Odori, às 19h.

Um dos maiores eventos de verão no Japão, o Festival Bon Odori é conhecido por sua dança típica. Com mais de 600 anos de tradição, Petrópolis vai sentir um pouco da energia dessa festa durante toda a programação do Bunka-Sai, que vai até domingo (5) no Palácio de Cristal. As apresentações da dança folclórica são promovidas pela Associação Nikkei de Petrópolis e o público será convidado a vestir um yukata – o kimono de verão – e entrar na dança junto com os japoneses e descendentes.

No Japão, o festival acontece entre os meses de julho e agosto, mas diferente daqui, esse é o período do verão para os orientais. “Fazemos lá sempre em dias quentes, a gente faz festa, dança. Aqui vamos fazer uma demonstração da dança e o objetivo é promover a interação. Vamos chamar o público para participar”, explica o japonês Kiyoshi Ami, presidente da associação, que, junto com a prefeitura de Petrópolis e o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, são responsáveis pelo Bunka-Sai.

A dança do “Bon Odori” ou “Obon” também acontece na sexta-feira (3), às 19h; no sábado (4), às 14h; e no encerramento da festa, domingo (5), às 19h, fechando a programação do Bunka-Sai. Apesar de ser um festival que tem origem em um evento budista chamado “Urabon’e” (Festival dos Fantasmas), com a crença de que os espíritos dos antepassados voltam durante o Obon, são tocadas músicas alegres. É uma tradição entre os japoneses, com clima de jovialidade, gratidão e participação geral.

No Palácio de Cristal estão 10 barracas que vão contar com comida típica, produtos alimentícios japoneses parar levar pra casa, como hondashi, kare, arroz, lamen, sake, shoyu, entre outros, doces, além de outros produtos japoneses. As barracas funcionam entre 18h e 22h nesta quinta. Já na sexta e no sábado elas abrem de 10h às 22h e, no domingo, de 10h às 20h.

O Bunka-Sai este ano conta com mais de 40 atividades, entre danças folclóricas, shows de música japonesa, oficinas de mangá, pipa, ikebana (arranjos florais) e origami, além de artes marciais, palestras, gincanas, concurso de fotografia e Festival de Cosplay. A entrada é gratuita.

Foto: Deh Tavares

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).