Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Espaços culturais recebem novas exposições nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (3), novas exposições entram em cartaz em diferentes espaços culturais da cidade. A Galeria Peter Brian Medawar, no Parque Municipal de Itaipava, por exemplo, abre a exposição “Coletiva: Agora e em Curso!”, que reúne trabalhos de um grupo de artistas petropolitanos. São 25 obras de diferentes estilos.

A mostra, que é itinerante, passou pela Galeria Van Dijk, no Centro de Cultura Raul de Leoni, entre os meses de maio e junho. Ao longo do ano, ela deverá passar por outros centros culturais dos distritos, como o Centro Cultural Estação Nogueira e o CEU da Posse.

A exposição conta com obras dos artistas: Cristina Lima, que em suas telas apresenta composições que utilizam tecidos padronados com interferências de pintura; Graça Pimentel, que traz três telas retratando animais estilizados; Josiana Oliveiras, nova artista no circuito, que apresenta desenhos com a temática feminina da sua série “Arvorecer”; Denise Campinho, que traz duas fotos de sua série de trabalhos construídos com linhas, rendas e tecidos de voile; Paulo Campinho, o artista que apresenta três telas em pequenas dimensões retratando atelieres em cores vibrantes e pinceladas marcantes; Paulo Mendes Faria, que participa da mostra com duas obras em tecidos recobertos por elementos geométricos e colagens coloridas; e Pedro Vizzini, que apresenta duas obras sobre madeira com elementos geométricos com leve referência figurativa.

A mostra fica até o dia 31 de agosto na Galeria Peter Brian Medawar, que fica na Estrada União e Indústria, 10.000. O horário de visitação é de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h.

No Espaço Cultural da InterTV, a mostra “Narrativas Contemporâneas” conta com vinte telas de dois artistas, Pedro Vizzini e Paulo Campinho, cada um com seu caminho próprio. O que os une, além do fato de viverem e trabalharem em Petrópolis, é o fato de terem cursado a mesma faculdade, a EBA-UFRJ, em épocas distantes, pois são de duas gerações distintas.

Pedro Vizzini, em sua pesquisa, percorre um caminho de descobertas e possíveis relações poéticas entre imagens e pequenos objetos do cotidiano, seja na pintura em acrílico, na fotografia ou na construção de objetos escultóricos, procurando manter um olhar crítico e divertido. Já Paulo Campinho selecionou para essa mostra uma série de paisagens em pequenas dimensões, entremeando um quê metafísico e um olhar jocoso e irônico sobre esse tema que sempre o atraiu. Com pinceladas vigorosas, áreas de empastes e algumas inserções de cunho realista ele produz um todo de estranhamento e de  exercício técnico que o consome por dias a fim em seu atelier.

A mostra ficará em cartaz de 6 a 31 de agosto, com visitação de segunda a sexta, das 9h às 17 horas na sede da TV, que fica na Rua da Imperatriz, 327 – Centro. A entrada é franca.

Já na Galeria Van Dijk, no Centro de Cultura Raul de Leoni, a exposição “ArvoreceR” será aberta às 18h. A artista plástica Josiana Oliveiras reuniu alguns de seus trabalhos que unem três elementos: o corpo, a natureza e a imaginação. Através de desenhos e fotografias, a mostra é um convite para o público “olhar a natureza, em especial as árvores, não apenas com os olhos, mas também usando a imaginação”. A entrada é gratuita.

A mostra conta com fotografias sobre tecido e desenhos com intervenção com linha de costura, que têm as árvores como tema central, usando recursos de várias linguagens e técnicas.

A artista responsável pela exposição já participou de mostras em São Paulo, no Bunkyo, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social; no Iate Clube do Rio de Janeiro, em mostra organizada pela Associação dos Artistas Plásticos do estado; além do Espaço Cultural do CEPERJ, na exposição ‘Latinas’, do projeto independente ‘Do Feminino’, grupo de mulheres artistas cariocas; entre outras. A artista também participou de atividades na oficina de serigrafia da EAV – Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio, onde também estudou a arte da xilogravura; do curso de restauração de obras de artes do ateliê Dulce Maia, em Petrópolis, etc.

“ArvoreceR” fica na Galeria Van Dijk até o dia 31 de agosto, aberta ao público de segunda a sexta-feira, de 10h às 17h; e sábados, de 13h às 17h. O Centro de Cultura Raul de Leoni fica na Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).