Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Sanfonada Brasileira reúne nomes do forró e ciclo de debates no Sesc Quitandinha

Nos próximo meses, Petrópolis vai ganhar cinco edições do projeto Sanfonada Brasileira, que reúne, em apresentações musicais, artistas do forró do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. A programação, toda gratuita, também conta com debates pautados no tema da cultura regional e, em paralelo, com a criação de uma orquestra sanfônica em Petrópolis.

O primeiro encontro do projeto acontecerá no domingo (26), a partir das 11h, no Lago do Palácio Quitandinha e recebe os convidados: Léo Rugero (sanfonas), Durval Pereira (zabumba), Rosemere do Acordeon (sanfona), George Marley (triangulo e voz) e Guilherme Mará (sanfonas).

Após edições no Sertão do Cariri – CE e na cidade do Rio de Janeiro, o projeto Sanfonada Brasileira, através do Núcleo de Pesquisa e Expressão da Sanfona de 8 Baixos do Brasil, chega a sua terceira edição, dedicada ao universo do forró, e entre os meses de agosto a dezembro vai contar com a participação de sanfoneiros e sanfoneiras, cantoras e cantores, percussionistas e representantes da cultura nordestina no Estado do Rio de Janeiro.

Com apresentação e condução de Guilherme Mará, cada edição abordará aspectos diferentes do universo da sanfona nordestina, suas bases culturais e regionais, sempre com muita música e alegria, apresentando o forró como uma festa de confraternização e dança. A história do Forró, os diferentes estilos e repertórios, a sua evolução ao longo do tempo, a relação com a juventude atual, entre outros temas, farão parte desses encontros.

O projeto tem como objetivo identificar, incentivar e estimular os sanfoneiros e tocadores de 8 baixos da região de Petrópolis e arredores, facilitando a troca de experiências, fornecendo conteúdo didático e vivencial, assim como divulgar e fortalecer o movimento da cultura nordestina na cidade.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).