Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Ambiente

Festival da Limpeza em Araras terá roda de conversa com Glória Pires e Fê Cortez sobre sustentabilidade

Um café da manhã comunitário abre este ano o 19º Festival da Limpeza de Araras na próxima quarta-feira (5), às 9h, no salão do Celar (Estrada Bernardo Coutinho, 1710). Organizado pela oscip Projeto Araras, o evento é gratuito e reúne moradores, voluntários e instituições apoiadoras do mais tradicional mutirão de limpeza de ruas, rios e trilhas de Petrópolis, como a Comdep e Águas do Imperador.

Durante o café da manhã deste ano, o Projeto Araras vai apresentar a programação completa do Festival, que se encerra no dia 22 de setembro com uma Mostra de Sustentabilidade no Espaço Conecta Orgânica (entrada de Araras, km 65). Além disso, os participantes vão conhecer na abertura o diagnóstico técnico desenvolvido por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Petrópolis, junto com o professor e diretor do Projeto Araras, Kurt Bergan, na região de Vista Alegre. O trabalho ajuda na identificação de problemas e soluções ambientais para a área.

As ações locais em favor do meio ambiente não ficam por aí: o festival também privilegia atividades de educação ambiental nas escolas da região, de cultura por meio da exibição de filmes e desenhos animados nas comunidades e de informação trazendo palestras interessantes abertas à comunidade sobre assuntos ligados ao meio ambiente e qualidade de vida. Este ano, o tema do Festival – “SustentAraras” – foi escolhido de forma participativa por vários moradores. Por isso, a mobilização vai ser em torno de novas ideias para ajudar a região a ser mais sustentável.

Foto: reprodução blog Bemglo

Glória Pires e Fê Cortez juntas em favor de Araras

O primeiro evento acontece no dia seguinte à abertura, na quinta-feira (6), reunindo a atriz Gloria Pires, que possui casa na região, e a ativista ambiental Fê Cortez, idealizadora da plataforma de educação ambiental Menos 1 Lixo e do copo do movimento, para uma roda de conversa com os moradores. O evento começa às 10h no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no centro de Araras. O site Bemglo, da atriz, é apoiador dessa iniciativa e está fazendo a divulgação do evento e de todo o festival.

Mais de 20 atividades até 22 de setembro

Entre 7 e 9 de setembro, moradores e visitantes poderão contemplar o Rio Araras em três pontos de intervenção lúdica feita por voluntários e artesãos: atrás da Quadra de Esportes comunitária, próximo à localidade do Grotão e na servidão Santa Madalena (próximo ao Vista Alegre), que desemboca numa belíssima cachoeira. A intenção é chamar a atenção para os problemas do Rio Araras com o despejo de lixo e recicláveis.

Nos dias 11 e 12 de setembro, é a vez da comunidade de Vista Alegre receber as artesãs Erica Broterhood e Fefa Reis, junto com a moradora Graça Aquino, para uma oficina com recicláveis, no Salão da Associação comunitária. Os horários estão sendo definidos com os participantes.

As atividades de Educação Ambiental serão realizadas nas escolas da região pela pedagoga e doutora em Educação, Luisa Delgado de Carvalho, entre 12 e 19 de setembro, com contação de história e oficinas de sensibilização para professores sobre o tema SustentAraras. Já o professor de biologia e historiador Sergio Escarlate preparou uma conversa especial sobre sustentabilidade para os jovens do Ensino Médio da Escola Estadual de Araras às 10h30, do dia 13.

O projeto de cineclube chegará ao centro Comunitário Santa Luzia e Vista Alegre na tarde do dia 15, a partir de 15h, sob a coordenação da diretora do Cineviola, Jeanne Duarte.

Nos dias 17 e 18, às 10h, a atividade vai ser em volta das coletoras próximas à guarita da PM na entrada de Araras. É lá que os moradores serão convidados para fazer cartazes que estimulem outros moradores a utilizar corretamente as lixeiras e a separar o lixo orgânico de recicláveis ou entulho.

No dia 20, às 10h, no Salão Paroquial, a chefe da Reserva Biológica de Araras, Isabela Lima, faz um bate-papo com os moradores sobre o significado de se viver no entorno de uma reserva.

Os mutirões de limpeza acontecem com o apoio da Comdep e Águas do Imperador entre os dias 19 e 21 de setembro, a partir das 9h. No dia 22, de 9h às 17h, o espaço Conecta Orgânica, na entrada de Araras recebe o Projeto Araras para uma Mostra de Sustentabilidade, com a participação de instituições parceiras e moradores que produzem artesanato, orgânicos ou tenham alguma ligação com o tema sustentabilidade. A ideia principal é criar uma grande rede local e mapear produtores que pensem na vida sustentável.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).