Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Cineteatro do Museu recebe o “Recital de Canto e Piano – Estórias, Mitos e Lendas”

No dia 29 de setembro, o cineteatro do Museu Imperial recebe o “Recital de Canto e Piano – Estórias, Mitos e Lendas”, às 16h, com a mezzo-soprano Luciana Costa et Silva e a pianista Kátia Ballousier.

Luciana é mestre em Ópera pela Royal Scottish Academy of Music and Drama, e mestre em Voice Performance pela Guildhall School of Music and Drama. Obteve o primeiro lugar dos concurso de canto: Amália Conde, no Rio de Janeiro; Academia Vocalis Tirolensis, em Worgl; The Margret Dick Award, em Glasgow. Foi regida por maestros de renome internacional, como: Ligia Amadio, Christian Curning, Robetto Duarte, Isaac Karabitchevsky, Luis Fernando Malheiro, Roberto Minczuk, Carlos Moreno, Guillermo Sacarabino, Silvio Viegas, Tobias Wolkmann, entre outros.

Apresentou-se em diversos festivais de música clássica, entre eles: Festival Internacional de Sarrebourg, na França; Festival Internacional de Musica Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, em Minas Gerais; Festival Vale do Café, Rio de Janeiro; Festival Amazonas de Ópera, no Amazonas.

Dentro os inúmeros papéis em óperas que executou, destacam-se: Mensageira, em L’Orfeo, de Monteverdi; Orfeo, em Orfeo ed Euridice, de Gluck; Cherubino, em Le Nozze di Figaro, de Mozart; Hermia, em A Midsummer Nigth’a Dream, de Britten; Smèraldine, em L’Amour des Trois Oranges, de Prokofiev; Sertaneja e Íris, em Chagas, de Silvio Barbato e Alexandre Schubert.

Em concerto, atuou em: Gloria, de Vivaldi; Stabat Mater, de Pergolesi; Messiah, de Handel; Missa em Si Menor, de Bach; Requiem, de Mozart; Nona Sinfonia, de Beethoven; Lobgesang, de Mendelssohn; El Amor Brujo, de De Falla; Les Noces, de Stravinsky.

Luciana também gravou alguns CDs e DVDs no Brasil e na França, entre eles “Modinhas Imperiais” para a série de CD comemorativo “Chegada da Família Real – III”, com a direção musical de Marcelo Fagerlande.

Kátia Ballousier iniciou seus estudos musicais com Ivone Badmann e, posteriormente, passou a trabalhar sob a orientação de Myrian Dauelsberg e Telmo Côrtes. Em 1984, graduou-se pela Escola de Música da UFRJ.

Foi vencedora de sete concursos nacionais de piano, dentre eles, o Concurso “Arnaldo Estrella” (1982) em Juiz de Fora. Atuou como pianista acompanhadora na série “Master-Classes Internacionais” (CAPES/Uni-Rio), ministrada por artistas como Aurèle Nicolet, Boris Belkin, Ingo Goritzki, Herman Baumann, entre outros. Frequentemente tem sido solicitada para trabalhar em master classes, festivais e concursos, e convidada a integrar orquestras como a OPES, OSTM e OSB. Há vários anos desenvolve intenso trabalho como camerista, se apresentando nas principais salas de concerto do país ao lado de renomados músicos brasileiros e estrangeiros. Desde 1997, ocupa o cargo de pianista acompanhadora da Universidade do Rio de Janeiro (Unirio).

Serviço

Local: Cineteatro do Museu Imperial

Data: 29 de setembro (sábado)

Horário: 16h

Ingressos: R$ 80,00 (inteira) / R$ 40,00 (meia-entrada)

Compra de ingressos somente na bilheteria do local, de quarta a domingo, de 14 às 18h

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).