Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Creche no Quitandinha recebe cães da Guarda Civil que fazem o trabalho de cinoterapia

Na última sexta-feira (21), cerca de 60 alunos de três a cinco anos da creche Flávio Maciel, no Quitandinha, receberam a visita de dois cães da Guarda Civil, os golden retriever Chico e Jujuba, que fazem o trabalho de cinoterapia. A ida deles foi possível a partir de uma proposta de dois agentes que tem filhos na unidade escolar e levou alegria às crianças dentro do “Projeto Família”, desenvolvido por lá.

Os agentes Leandro da Silva e Luiz Fernando Seabra, inspirados pelo projeto, propuseram mostrar um pouco da profissão dos pais e combinaram a atividade com a direção da creche. Eles foram os primeiros a mostrar um pouco do trabalho que fazem.

“Foi muito bacana, as crianças ficaram encantadas durante a apresentação. Os cães foram a alegria deles. Minha filha, Sara, de quatro anos, ficou radiante não só pelos cachorros, mas também porque apresentou o pai para os amiguinhos”, disse Leandro da Silva.

No ano passado, a Guarda Civil havia promovido o mesmo tipo de ação no Centro de Educação Infantil Oswaldo Cruz, no Quarteirão Ingelheim. Como da vez anterior, as crianças da Flávio Maciel brincaram, tiraram fotos, fizeram carinho e muitas perguntas, e ouviram especialmente sobre o cuidado que precisam ter com os animais.

“Nessa idade deles, a gente procura passar principalmente noções de bons tratos dos animais, falar sobre a alimentação, sobre dar banho, sobre cuidar da saúde dos cães. E vendo como os nossos cães são bem cuidados e brincando com eles, as crianças aprendem que fazer o bem pelos animais é muito bom”, contou o coordenador técnico do canil, Leandro Lopes, que comandou a atividade.

A diretora da creche há 11 anos, Viviane da Fonseca Bassous, explicou que o “Projeto Família” tem o principal objetivo de mostrar e incentivar os pais a estarem mais próximos da escola, porque a educação em casa e no colégio se complementam.

“Essa ação ajuda exatamente a estreitar esses laços e valoriza a participação dos pais na vida da escola. Nós não contamos que viriam os cães, então quando eles chegaram as crianças ficaram surpresas e adoraram, ficaram eufóricos. Eles foram os primeiros, mas já tem outros pais que já falaram que querem vir e mostrar os trabalhos que eles fazem. Isso é excelente porque o Projeto Família tem esse objetivo de resgatar essa presença dos pais”, afirmou a diretora.

O trabalho de cinoterapia visa elevar a autoestima a quem tem contato com os cães. Os animais já foram levados para alegrar pacientes em tratamento, idosos cuidados em lares de acolhimento e mulheres vítimas de violência atendidas pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram).

Esse trabalho é apenas uma das funções desenvolvidas pelo canil da Guarda. Os cães também fazem detecção de drogas e armas e são usados para manter a segurança de públicos em eventos. Também há a preparação de animais para fazer resgate de vítimas em escombros.

“O canil faz esse trabalho de segurança e fará também o serviço de resgate, mas tem também o lado social com a cinoterapia. Cada vez mais esse serviço tem chegado a mais gente, mais paciente, mais idosos e estudantes da nossa cidade. Isso só ressalta a importância do uso dos animais, que cresce a cada dia”, destacou o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).