Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Turismo

Lei Rouanet vai incentivar temporada do espetáculo Um Sarau Imperial

Nesta semana começou o agendamento antecipado das apresentações da primeira temporada incentivada pela Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, da dramatização interativa “Um Sarau Imperial” realizada no Cineteatro Museu Imperial.

Na prática, de quinta-feira (11/10) a sábado (26/01/2019), vão ser realizadas 80 apresentações totais, sendo cinco apresentações por semana, sempre às quintas e sextas-feiras, às 15h e às 18h30 e sábados às 18h30, com cota de ingressos gratuitos, destinados primordialmente a estudantes e universitários da rede pública, bem como atendidos por instituições filantrópicas.

O agendamento gratuito é realizado de forma simples, mediante preenchimento de ficha de agendamento e envio de oficio no papel timbrado da instituição solicitante. A ficha de agendamento e o modelo do texto do ofício devem ser solicitados à Xdaquestão Produções através do telefone (24) 2231-9707, WhatsApp (24) 99955-2730, e-mail [email protected] ou pela Fanpage https://www.facebook.com/umsarauimperial/.

A Lei Rouanet é um mecanismo de incentivos fiscais que estimula o apoio da iniciativa privada ao setor cultural. O proponente, no caso do “Um Sarau Imperial”, a empresa Xdaquestão Produções, responsável pela produção da dramatização desde meados de 2016, apresentou uma proposta cultural ao Ministério da Cultura (MinC) e, depois de aprovada foi autorizada a captar recursos junto a pessoas físicas pagadoras de Imposto de Renda (IR), que apresentam declaração completa, ou empresas tributadas com base no lucro real visando a execução do projeto.

Os agentes incentivadores que apoiam o projeto vão ter o total do valor desembolsado deduzido do imposto devido (artigo 18), dentro dos percentuais permitidos pela legislação tributária. O incentivo não altera o valor a pagar ou a restituir do seu Imposto de Renda, apenas redireciona parte do imposto para o projeto escolhido, contribuindo para a cultura e promovendo o desenvolvimento do cidadão.

Foto: Érica Marci & Júnior

Sobre o espetáculo

A encenação se passa no ano de 1878 e tem como personagens a princesa Isabel e suas amigas: Adelaide Taunay, Amandinha Paranaguá, Francisca Taunay e condessa de Barral.

“Um Sarau Imperial” foi criado pelo Setor de Educação do Museu Imperial e tem como principal objetivo complementar, de forma lúdica, os conhecimentos sobre os personagens e a vida da família imperial em seu palácio de verão no ano de 1878. Vários temas marcantes do período imperial são tratados durante a apresentação, como a questão da Abolição da Escravatura, notícias dos acontecimentos da época, moda, costumes, políticas, apresentação de poesias e modinhas retiradas da correspondência particular da família imperial.

No elenco do Sarau estão as atrizes Andréa Dutra, Flávia Miranda, Maria Claudia Paladino, Vânia Moreira e a pianista Wally Borghoff.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).